Casa cheia em Alvalade para empurrar o Sporting a dar a volta à eliminatória com a Juventus. Ugarte regressa ao miolo e faz dupla com Morita. Há um caminho para atingir a "Champions".
Corpo do artigo
Coragem e acerto na finalização. Estas são duas das premissas que o Sporting está obrigado a apresentar, esta noite, no reencontro com a Juventus, se quiser sonhar com a passagem às meias-finais da Liga Europa. Frente a uma "Vecchia Signora" que está em vantagem na eliminatória e que deverá jogar na expectativa, a formação de Ruben Amorim terá, necessariamente, de mostrar mais eficácia no último terço. Só assim é possível inverter a eliminatória. Como trunfo, o Sporting conta com casa cheia em Alvalade (50 mil adeptos) para emprestar energia extra à armada leonina.
Na primeira mão, em Turim, o leão assumiu a iniciativa do jogo (58% de posse de bola) e somou 15 remates, seis na direção da baliza da Juventus, mas não conseguiu concretizar as ocasiões e viu Gatti apontar o único golo, aos 73 minutos, num dos três remates à baliza de Adán. No período de compensação (90+1), Pedro Gonçalves e Bellerín estiveram perto do empate, mas Mattia Perin brilhou com duas defesas consecutivas. Hoje, o leão não se pode dar a esse luxo.
Sporting e Juventus vão querer deixar para trás os últimos resultados nos respetivos campeonatos nacionais. Os leões empataram, 1-1, com o Arouca, em Alvalade, enquanto o conjunto de Massimiliano Allegri perdeu, também por 1-0, na visita ao Sassuolo. As equipas encontram-se longe dos lugares de qualificação para a Liga dos Campeões (Sporting ocupa a quarta posição, Juventus segue no sétimo posto, devido à penalização de 15 pontos, por irregularidades financeiras, algo que poderá ser revertido depois de um recurso do emblema de Turim), e, por isso, uma possível conquista do troféu da Liga Europa, que garante um lugar na Champions em 2023/24, é de tremenda importância. Também por isso, as equipas jogam o tudo ou nada no covil leonino.
diomandé com nova chance
Apesar do erro frente ao Arouca, que esteve na génese do golo adversário, o central Diomandé vai receber um voto de confiança de Amorim, que confirmou que o costa-marfinense vai manter o lugar na defesa. Ugarte, que falhou o jogo de Turim, por castigo, regressa ao meio-campo e faz dupla com Morita. Pedro Gonçalves volta a atuar mais adiantado no terreno e, no flanco direito, avança Marcus Edwards, ficando Trincão no banco como arma secreta.
Regresso
Estugarda abdica da opção de compra sobre Tiago Tomás
O clube alemão, que está em apuros na Bundesliga, não vai acionar a opção de compra, de 14 milhões, sobre Tiago Tomás, diz a imprensa germânica. O atacante foi cedido até ao fim da temporada, mas, nos últimos tempos, perdeu espaço. O cenário aliado ao valor de compra faz com que o Estugarda liberte o jogador, que tem via aberta para regressar a Alvalade. O avançado, que participou na conquista do título em 2020/21, pode integrar o plantel na próxima época, mas um novo empréstimo não está descartado.
Por dentro
Seleção sub-20 chama Tanlongo
O médio do Sporting faz parte da lista de 37 jogadores escolhidos por Javier Mascherano, selecionador sub-20 da Argentina, para um estágio de preparação. O ex-Rosario Central procura agora convencer Mascherano para entrar nos 23 escolhidos.
Rabiot com limitações físicas
O médio da Juventus trabalhou à parte do plantel no treino, por apresentar limitações físicas, e está em dúvida para o encontro. Alex Sandro e De Sciglio estão de volta à formação italiana, depois de terem ficado de fora frente ao Sassuolo, por lesão.