Sporting reage bem à desvantagem e chega à reviravolta na segunda parte. Golos com nota artística a responder ao movimento de Estupiñan, que abriu o ativo.
Corpo do artigo
O Sporting voltou a ser feliz em Guimarães. Após o triunfo na jornada anterior, na visita ao Moreirense, a equipa de Ruben Amorim triunfou na casa do Vitória de Guimarães, por 3-1, e encurtou provisoriamente para três pontos a distância para o F.C.Porto, que apenas joga hoje com o Boavista, no estádio do Bessa.
O treinador leonino, em comparação com o onze que iniciou o jogo em Moreira de Cónegos, promoveu quatro alterações. Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Sarabia e Ricardo Esgaio regressaram às opções iniciais, em detrimento de Neto, Feddal, Pedro Porro e Marcus Edwards. Pepa apostou no mesmo onze das últimas três jornadas e viu o coletivo dar uma boa resposta.
A primeira parte teve intensidade. O Sporting teve mais posse de bola, mas o caudal ofensivo apresentado esbarrou no rigor defensivo minhoto. Alfa Semedo foi elemento crucial na estratégia de Pepa, preenchendo bem os espaços no meio-campo e recuando para central nas ações ofensivas leoninas.
Estupiñan, já com o jogo dividido, inaugurou o marcador. Fugiu com classe a Coates e não vacilou no duelo com Adán. A resposta leonina foi célere, mas Bruno Varela travou com enorme qualidade o remate de Slimani. Um lance que deixou Ruben Amorim incrédulo, sossegando apenas nos minutos finais da primeira parte, quando uma mão de Alfa Semedo levou Sarabia para a marca dos 11 metros. Bruno Varela adivinhou o lance, mas insuficiente para impedir os festejos do Sporting.
O Vitória regressou com força no segundo tempo, mas o Sporting reagiu. Paulinho, que substituiu Slimani, dispôs de duas ocasiões, mas foi displicente nas duas primeiras tentativas. No terceiro momento, brilhou com um desvio sublime de calcanhar.
O Vitória procurou reagir, encostou por alguns minutos o Sporting ao meio-campo defensivo, mas os leões só sossegaram no penúltimo minuto do período de compensação, com um golaço de Edwards, que marcou à ex-equipa.
Análise
Ponto positivo: Estupiñan tem faro pelo golo e voltou a marcar. Paulinho decisivo com o golo que permitiu ao Sporting passar para a frente do marcador.
Ponto negativo: Slimani esteve em noite de pouco acerto. O argelino tem sido goleador nos últimos jogos, mas esteve pouco inspirado em Guimarães.
Arbitragem: O juiz leiriense não cometeu grandes erros técnicos, mas o critério disciplinar esteve distante de ser o mais correto e desejável.