Penálti muda o jogo e atira o Sporting para um precipício, de onde já não conseguiu sair para evitar a despedida da prova milionária. Bastava um ponto e Arthur Gomes deu vantagem, mas houve erros a mais
Corpo do artigo
O Sporting está fora da Liga dos Campeões. A precisar apenas de um empate para seguir para os oitavos de final, o leão foi derrotado em casa pelo Eintracht Frankfurt, 2-1, depois de ter estado a vencer e terminou o Grupo D no terceiro lugar, seguindo para a Liga Europa. Ruben Amorim continuou a apostar em Pedro Gonçalves no meio-campo e lançou Arthur Gomes na frente de ataque, relegando o habitual titular Trincão para o banco de suplentes.
A primeira parte fica marcada pelo enorme equilíbrio, com muita disputa de bola a meio-campo e com poucas oportunidades. Edwards teve a primeira chance aos oito minutos, mas permitiu a defesa a Trapp. Aos 33, Ugarte esteve na cara do golo, mas atrapalhou-se e perdeu o lance. Pouco depois, chegou o golo de Arthur Gomes, após lance de insistência no lado direito. O brasileiro aproveitou um corte defeituoso e atirou a contar, colocando o Sporting na frente aos 39 minutos. Pelo meio, o Frankfurt só criou perigo através de bolas paradas.
Na segunda parte, tudo mudou. Os alemães, a precisarem de vencer para seguirem em frente, fizeram pela vida. O primeiro golo chegou depois de uma grande penalidade assinalada por mão na bola de Coates, que Kamada aproveitou para converter. A partir daí, os germânicos encostaram a turma de Alvalade às cordas e, 10 minutos depois, aos 72, chegaram à cambalhota no marcador. Nesta altura, já Amorim tinha mexido no xadrez, retirando Ugarte, que estava a ser dos melhores do Sporting, para colocar Essugo. Edwards, em noite pouco inspirada, deu lugar a Trincão, que também não fez melhor.
Com a reviravolta consumada, o Eintracht tentou gerir o jogo. Nos leões entrou Jovane, a última carta do banco, mas que não teve grandes efeitos práticos no futebol do Sporting, que, em ataque organizado, foi sempre pouco criativo e muito inconsequente, previsível até. Nos minutos finais, através de dois pontapés de canto, os leões ainda rondaram a baliza de Kevin Trapp, mas foram incapazes de colocar a bola no fundo das redes e chegar ao empate que valeria apuramento para os oitavos da Champions.
O adeus à Liga dos Campeões significa a perda de um encaixe de 9,6 milhões de euros, valor atribuído pelo apuramento para os oitavos de final, e é mais uma página negra de uma temporada com vários destaques negativos: no campeonato, os leões seguem a 12 pontos do líder Benfica e a seis pontos do segundo classificado Braga, e já se despediram da Taça de Portugal após derrota com o Varzim.
Mais: Mais um golo de Arthur Gomes, que vai mostrando ser uma mais-valia. Ugarte esteve em grande até ser substituído.
Menos: Pedro Gonçalves foi uma sombra de si próprio no meio-campo. Essugo e Trincão entraram e não acrescentaram nada.
Árbitro: Jogo difícil para a equipa de arbitragem. O lance do penálti é de análise complexa e Jakic podia ter sido expulso por segundo amarelo.