Morita será o 18.º reforço proveniente de equipas portuguesas. Dragões aproximam-se dos rivais de Alvalade, águias investem pouco.
Corpo do artigo
Morita será esta quinta-feira oficializado como reforço do Sporting, depois de duas temporadas ao serviço do Santa Clara, custando 3,8 milhões de euros aos cofres de Alvalade, naquele que é o 18.º atleta contratado pelos leões proveniente de uma equipa do futebol português nos últimos cinco anos. Os leões são, de resto, o clube que mais jogadores contratou a emblemas nacionais nesse período e são também aquele que mais investiu - 72 milhões de euros, num custo médio de quatro milhões de euros por jogador.
O F. C. Porto segue de perto o emblema verde e branco em número de atletas, tendo contratado 17 no mesmo período, mas com um investimento mais reduzido, totalizando 53,6 milhões de euros, ou seja, cerca de 3,15 milhões de euros por atleta contratado em equipas portuguesas. Longe destes números está o Benfica. Na Luz, o investimento em contratações tem sido feito maioritariamente no estrangeiro e nos últimos cinco anos chegaram 10 atletas que foram contratados a clubes lusos, totalizando 20,8 milhões de euros - pouco mais de dois milhões de euros por atleta.
O jogador com maior custo nesta lista é Paulinho, que se transferiu do Braga para o Sporting por 16 milhões de euros, mas que, ainda assim, é segundo na lista de maiores negócios entre clubes nacionais. O líder é Rafa Silva, que, em 2016/17, deixou os bracarenses mas para rumar ao outro lado da Segunda Circular, custando aos cofres do Benfica 16,4 milhões de euros.
Contas feitas, os três grandes investiram 146,4 milhões de euros durante cinco temporadas em contratações a outros emblemas portugueses.
Manchester City na corrida por Matheus Nunes
Apesar de o Wolverhampton ser o principal interessado em Matheus Nunes, o Manchester City, que por diversas vezes observou o médio do Sporting esta temporada, segue de perto o jogador e vai iniciar conversas com os leões por um valor na casa dos 45 milhões de euros. De resto, Battaglia e Gonzalo Plata são dois dos excedentários com novos interessados: Fenerbahçe e Real Sociedad, respetivamente.
Secretário de Estado em Alvalade
Frederico Varandas esteve reunido com o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia. O presidente do Sporting considerou o encontro "bastante produtivo", tal como João Paulo Correia, que caracterizou a reunião "positiva e produtiva".
Matheus Reis na equipa do ano
O defesa do Sporting foi escolhido por capitães e treinadores da Liga como o melhor defesa esquerdo do campeonato, passando a ser o segundo leão no onze, a par de Pedro Porro. Os portistas Pepe, Mbemba e Diogo Costa, são os outros nomes já revelados.