Eficácia ofensiva caiu com a lesão do atacante e em Dortmund a equipa ficou em branco pela primeira vez.
Corpo do artigo
Há um leão com Pote e outro sem o atacante, o melhor marcador da equipa na temporada transata. Em Dortmund e pela primeira vez esta época, o onze de Ruben Amorim ficou em branco, mostrando sinais também evidenciados em alguns jogos quando Pedro Gonçalves deixou de jogar por se encontrar lesionado. Uma clara perda de fogo no ataque, como atestam as vitórias magras sobre o Estoril e o Marítimo, ambas por 1-0. Com o atacante em campo, o campeão nacional marcava em média dois golos por jogo, nesta fase o coeficiente caiu para menos de metade (0,8 por embate).
Antes, a música era diferente. Pedro Gonçalves marcou dois golos ao Braga, um para a Supertaça e outro a contar para o campeonato, e bisou frente ao Vizela, no triunfo por 3-0. Mesmo ausente da equipa há sensivelmente um mês, mantém o estatuto de melhor marcador do conjunto verde e branco, com quatro golos em 432 minutos, registando menos tempo de jogo do que qualquer um dos seis companheiros que também já faturaram.
A maior eficiência no ataque também se reflete nos resultados da equipa: com Pedro Gonçalves, o leão só não venceu um jogo (empate em Famalicão) ao contrário da fase atual em que só triunfou em dois de cinco confrontos, tendo duas derrotas e um empate.
Os desaires aconteceram nos embates da Liga dos Campeões (Ajax e Dortmund), o que significa o pior arranque da história do clube na competição, já que a equipa leonina nunca havia fracassado nos dois assaltos iniciais na prova. A ausência de Pedro Gonçalves é uma preocupação para Ruben Amorim. O técnico projetou inicialmente que o regresso do jogador aconteceria após a paragem das seleções, ou seja, falharia ainda a deslocação a Arouca e regressaria com o Belenenses SAD. Porém, na antevisão do encontro com o Dortmund, Amorim voltou atrás e já não procurou traçar prazos: "A lesão não se está a arrastar. Pote é muito importante para nós. O toque [lesão num pé] é do tempo do Famalicão e está a demorar o que tem de demorar", disse, referindo que o jogador deveria evitar uma intervenção cirúrgica.
Ecos de Alvalade
Treino sem viajar
O plantel ainda treinou ontem em solo alemão, antes de viajar para Lisboa. Os titulares realizaram trabalho de recuperação no hotel e os restantes elementos trabalharam no centro de treinos do Dortmund.
Jovem Profissional
José Silva, jovem lateral direito de sub-17, que chegou a Alcochete proveniente do Estoril, em 2019, assinou contrato profissional. "É um sentimento único", disse o atleta que tem como referências Porro e Esgaio.