Líder exibiu garras, adaptou-se ao mau relvado e foi superior em toda a linha. Nuno Santos e Jovane apontaram os golos de um triunfo que pecou por escasso.
Corpo do artigo
Não foi nas poças, nem na piscina, como vaticinara Ruben Amorim, mas sim num relvado massacrado pela tempestade que o leão se mostrou preparado e mais competente em toda a linha do que o Nacional, numa luta que terminou com a 11ª vitória na Liga (2-0). Ao estilo todo o terreno, mais pragmático e inteligente, o Sporting controlou e reduziu a discussão a uma batalha dura, mas praticamente de um sentido.
13209928
Os verde e brancos assentaram armas no meio-campo adversário, marcaram ainda na primeira parte e falharam varias oportunidades claras de garantir a tranquilidade. Mais do que o Nacional, o verdadeiro opositor do Sporting foi o tempo e o quase impraticável relvado do Estádio da Madeira. O líder da Liga revelou capacidade para mudar o "chip" e tornar-se, essencialmente, numa equipa guerreira e combativa, que adotou facilmente um plano B, reforçando a candidatura à luta pelo titulo.
O Nacional, habituado a um jogo de posse e de passe curto, não revelou argumentos e viveu conformado ao domínio rival. A batalha iniciou-se com uma luta intensa e a clara influência de um relvado massacrado pela chuva que caiu nos últimos dias na Madeira.
Recomendava-se o passe tenso, vertical, sem grande preocupação de sentido estético e uma especial atenção nas bolas paradas. O leão adaptou-se melhor e Porro teve a possibilidade de visar a baliza de Daniel logo aos sete minutos.
A deterioração do terreno acentuou a luta e sugeriu a prática do jogo direto para a área como via de sucesso. Daniel Guimarães evitou que Pedro Gonçalves abrisse o marcador, mas a fórmula do perigo estava encontrada.
E ganhou selo comprovativo, minutos depois, com o carimbo de Nuno Santos, após cruzamento de Nuno_Santos e assistência perfeita de Pedro_Gonçalves.
O domínio leonino intensificou-se na segunda parte. A equipa colecionou oportunidades, Pedro Gonçalves esteve perdulário, e só descansou nos minutos finais com o tento de Jovane.