Vinícius assina golo que faz cair Sporting em casa mais de um ano e dez meses depois. Derrota europeia e saída de Amorim parecem ter deixado marcas na equipa e em Gyokeres.
Corpo do artigo
Depois da pesada derrota frente ao Arsenal, o Sporting voltou a cair, ontem, frente ao Santa Clara (1-0), em Alvalade. Uma nova estreia negativa, agora na Liga, para João Pereira que leva já duas derrotas em três duelos. O campeão nacional teve mais volume de jogo, mas sentiu dificuldade em harmonizar as ações ofensivas e até gerou poucas chances. E, na mais evidente, Gyokeres fez o impensável e e falhou.
A pesada derrota com o Arsenal e o adeus de Ruben Amorim parecem ter aberto uma ferida no leão que surgiu menos confiante, sem criatividade e coordenação ofensiva. A equipa que quase jogava sozinha, parece agora com muitas dúvidas. Com Gyokeres sem espaço, falta de dinâmica e eficácia nas ações coletivas, a equipa caiu em casa na Liga, mais de um ano e dez meses depois da última experiência semelhante. Resta agora saber qual é a verdadeira dimensão do desaire de um conjunto que parece afetado com a partida do anterior treinador.
O Santa Clara defendeu com muita gente, mas foi eficaz a juntar linhas e a cortar o ímpeto ao jogo interior ao adversário, causando-lhe problemas. O leão assumiu o controlo da discussão, gerou volume de jogo, mas falhou muitos passes e não conseguiu chegar a zonas de tiro.
Na zona de conforto, os insulares abriram o marcador numa das poucas tentativas de sair para o contra-ataque. A desvantagem intranquilizou o leão. Havia pouco espaço e as habituais combinações de regra e esquadro não ganhavam forma.
João Pereira lançou Maxi e Harder e o conjunto acelerou o ritmo. Gyokeres ameaçou Gabriel Batista e numa segunda ocasião falhou a melhor chance leonina. Até final, o Sporting manteve a pressão, mas sem grande clarividência e crença frente a um Santa Clara que lutou pela vida e que até podia ter sentenciado o jogo.