Leça do Balio vence Sporting B no primeiro jogo da final da 2.ª Divisão Nacional
Jovens jogadoras do Leça do Balio destronaram a equipa B do Sporting (2-1), na primeira mão da final do Campeonato Nacional de Juniores Feminino. As balienses podiam ir a Lisboa disputar a segunda mão mais descansadas, mas pecaram na eficácia.
Corpo do artigo
Com a subida para a primeira divisão do Campeonato Nacional de Juniores assegurada, as jovens jogadoras do Leça do Balio mostraram, frente ao Sporting B, que querem terminar a temporada com o troféu de campeãs. A primeira mão da final terminou com a vitória das balienses, por margem mínima (2-1), mas o resultado final podia ser mais volumoso, caso várias chances de perigo fossem melhor definidas.
O encontro começou embrulhado, com ambos os conjuntos a não arriscar muito e a tentar perceber como melhor podiam ferir o adversário, entrando num jogo de paciência. Para abrir o marcador, mesmo nos últimos instantes da primeira parte, apareceu Erica Valentim, uma das figuras do encontro, ao assumir um livre a alguns metros da baliza e a colocar um efeito na bola que enganou por completo a guarda-redes leonina.
A segunda metade da partida, em comparação com a primeira, foi muito mais agitada, mas o que não mudou foi a superioridade do conjunto do concelho de Matosinhos. Ana Pinho, não deu nenhum minuto de descanso ao trio defensivo do Sporting e conseguiu ampliar a vantagem aos 53 minutos. Sempre atenta, aproveitou um mau passe atrasado, fintou a guarda-redes e falhou o primeiro remate, mas na recarga não perdoou.
Para dar esperanças ao conjunto lisboeta, apareceu Rita Niz, pouco tempo depois do segundo golo da partida. Apanhou a defesa adversária desconcentrada e finalizou uma sobra de forma exímia, diminuindo a vantagem no placar.
O Sporting ainda foi tentando algumas jogadas diferentes para chegar à baliza da equipa da casa, mas deu espaço a que Ana Pinho continuasse a criar perigo. O marcador só não mudou mais porque faltou alguma eficácia à jovem ponta de lança.
Segunda mão da final será disputada em Lisboa, com a equipa de Leça do Balio a querer repetir a exibição demonstrada em casa, de forma a conquistar o título de campeãs.