Sporting volta a cair aos pés do Marselha e acaba com nove. Ricardo Esgaio faz penálti e é expulso antes dos 20 minutos.
Corpo do artigo
15249394
O pesadelo que começou na passada semana em Marselha arrastou-se para Alvalade. Depois de ter sido goleado no sul de França, por 4-1, num jogo em que jogou mais de uma hora com 10 jogadores, o Sporting voltou a perder frente ao emblema gaulês, desta feita no próprio reduto, por 2-0, resultado que podia ter sido bem mais expressivo.
Na antevisão ao encontro, Ruben Amorim referiu que era importante a equipa estar concentrada, para não cometer os mesmos erros da jornada passada, mas a lição não chegou aos jogadores, que tornaram o encontro uma reedição quase a papel químico da primeira partida, em Marselha.
Ricardo Esgaio foi a principal surpresa no onze. Com Pedro Porro recuperado, era de esperar que o espanhol fosse o titular no lado direito da defesa, mas a condição física ainda não era a ideal e Amorim deixou o lateral no banco. E a segunda parte desta tragédia europeia começou precisamente em Esgaio, que, já amarelado, cometeu grande penalidade, viu segunda cartolina amarela e foi para os balneários aos 20 minutos. Guendouzi converteu e o Sporting repetia a experiência: ficar em desvantagem e com 10 em campo.
Pouco depois, a defesa leonina é apanhada em contrapé e Alexis Sánchez duplica a vantagem francesa, num lance em que só teve de encostar. Os erros continuavam a somar-se e Amorim decidiu começar a rodar a equipa.
O Marselha, confortável no jogo, baixou o ritmo e o encontro equilibrou-se, naquele que foi o melhor período do Sporting. Se a tarefa já era praticamente impossível, com o passar dos minutos complicou-se ainda mais, até porque Pedro Gonçalves foi expulso, ao que tudo indica por palavras, deixando o conjunto verde e branco reduzido a nove unidades.
Até ao apito final, o Marselha manteve o controlo do encontro, carimbando uma vitória justa e fácil. O Sporting, depois de dois triunfos nos dois primeiros jogos com Frankfurt e Tottenham, complica as contas da qualificação, mas continua a depender apenas de si para seguir em frente.
Mais: Um dos poucos positivos a tirar do jogo é Franco Israel. Em estreia a titular, o guarda-redes não teve hipótese em nenhum dos golos e mostrou-se seguro.
Menos: Esgaio comete (mais) um erro infantil e deixa o Sporting duplamente em maus lençóis. Pedro Gonçalves é expulso quando o jogo já estava resolvido.
Árbitro: Jogo difícil de arbitrar. Muitas faltas, quis deixar jogar, mas foi incapaz de manter um critérios nos amarelos.