Sporting e Benfica continuam empatados e a diferença no saldo de golos é ligeiramente favorável aos verde e brancos. Tudo por decidir em três jornadas.
Corpo do artigo
A reta final do campeonato promete emoções muito fortes, com Sporting e Benfica colados na luta pelo título e a disputarem uma corrida que até pode vir a ser decidida por detalhes. O dérbi da 33.ª jornada, marcado para o Estádio da Luz, é encarado como absolutamente fundamental, mas também é possível que tudo se resolva apenas na derradeira ronda.
As goleadas aplicadas, respetivamente, a Boavista e AVS mantiveram tudo praticamente na mesma no topo da classificação, com a particularidade de o Benfica se ter aproximado, ligeiramente, do rival na diferença de golos global. Os leões têm 83 marcados e 25 sofridos (saldo de +58), enquanto os encarnados passaram a somar 80-25 (+55), sendo que este é o terceiro critério de desempate caso as equipas terminem o campeonato em igualdade pontual.
Nessa eventualidade, a primeira forma de encontrar o campeão 2024/25 será o confronto direto que, neste momento, pende para a equipa de Rui Borges que, na primeira volta, venceu por 1-0. No entanto, o conjunto de Bruno Lage terá a hipótese de tentar reverter a situação no Estádio da Luz, no já referido clássico da penúltima ronda: caso triunfo por dois ou mais golos de diferença fica com vantagem no “cara a cara” com o grande rival.
O recinto benfiquista até poderá ser o palco que vai coroar o novo campeão. Caso as duas equipas triunfem os jogos da próxima jornada – o Sporting recebe o Gil Vicente e o Benfica visita o Estoril -, uma vitória leonina na casa do rival, por qualquer diferença, garante o bicampeonato para Alvalade, enquanto a festa se pintará de encarnado caso as águias vençam por mais do que um golo. Um empate ou um triunfo do Benfica pela margem mínima adia tudo para a derradeira ronda, sendo que, neste caso, os leões teriam de bater o Vitória e esperar por uma derrota benfiquista na visita a Braga.
E se é verdade que os dois treinadores se preferem focar no “próximo jogo”, as permutações ainda são muitas e qualquer deslize inesperado pode deitar tudo a perder numa das mais emocionantes lutas pelo título dos últimos anos.
Por dentro
Luta europeia por um ponto
Vitória e Santa Clara venceram e continuam separados por apenas um ponto na luta pelo quinto lugar, que dá acesso à Liga Conferência. A vantagem é dos minhotos que, na próxima jornada, visitam o Nacional, enquanto os açorianos jogam em Braga.
Boavista com final frente ao AVS
O duelo, da próxima segunda-feira, entre AVS e Boavista poderá ser decisivo na luta pelo lugar de play-off de permanência. A equipa que joga em Vila das Aves tem três pontos de vantagem sobre os axadrezados e também em relação ao Farense, que ocupa o último lugar e recebe o Famalicão.