Leonardo Jardim e Nuno Moreira, os únicos portugueses a sorrir no arranque do Brasileirão
O treinador do Cruzeiro e o jogador do Vasco da Gama tiveram estreias de sonho no maior campeonato do futebol brasileiro.
Corpo do artigo
A primeira jornada do Brasileirão só foi favorável para alguns dos portugueses que marcam presença na competição. Entre os cinco treinadores lusos, apenas Leonardo Jardim venceu, sendo que, pelo contrário, Pedro Caixinha começou com o pé errado à frente do Santos.
Sem Neymar, o "peixe" perdeu com o Vasco da Gama (2-1), com o triunfo da equipa carioca a contar com papel decisivo do jogador português Nuno Moreira. O ex-Vizela foi titular e marcou o primeiro golo do Vasco, dando início à reviravolta no marcador.
A derrota do Santos já levou o presidente do clube a criticar a equipa. "É inadmissível, era um jogo para três pontos. Uma equipa que treina, treina, treina, sofre este tipo de golos de cabeça... Temos de corrigir falhas gravíssimas", declarou Marcelo Teixeira.
Já o duelo entre Abel Ferreira e Renato Paiva acabou empatado, com Palmeiras e Botafogo, os dois principais candidatos ao título, a não desfazerem o nulo (0-0).
Por outro lado, o Sport Recife, de Pepa, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência, conquistou um ponto na casa do São Paulo (0-0).
Já o Cruzeiro, comandado por Leonardo Jardim, derrotou o Marissol, que compete pela primeira vez no Brasileirão, por 2-1.