A seleção nacional perdeu, esta segunda-feira, com a Letónia, por 62-78, somando o terceiro desaire em quatro partidas disputadas no Grupo A. O segundo quarto foi absolutamente fatal para as aspirações da equipa treinada por Mário Gomes que, na quarta-feira, vai tentar reentrar na luta pelo apuramento frente à Estónia.
Corpo do artigo
Após o triunfo sobre a República Checa e os desaires ante Sérvia e Turquia, Portugal tinha um osso muito duro de roer na quarta jornada, mas a verdade é que os linces estiveram em bom nível no primeiro quarto, cedendo por apenas dois pontos (21-23).
O segundo período foi um autêntico pesadelo. A Letónia mostrou uma enorme eficácia nos lançamentos de três pontos e, com Portugal a falhar cestos inacreditáveis, abriu uma diferença de 20 pontos, deixando a equipa das quinas com uma montanha para escalar na segunda parte.
O terceiro quarto foi um exemplo de equilíbrio (15-15) e, no derradeiro parcial, apareceu a melhor versão portuguesa. A vantagem de 19-13 não chegou, porém, para evitar a derrota por 62-78, que mantém Portugal no quinto lugar do grupo, sendo que apenas os quatro primeiros asseguram o apuramento para a próxima fase.
Rafael Lisboa, com 17 pontos, foi o melhor marcador de Portugal, superando Neemias Queta (16), que somou sete ressaltos.