O britânico Lewis Hamilton foi, este sábado, o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, proporcionando à McLaren a 150.ª "pole position" para a corrida de domingo, da quinta prova do Mundial.
Corpo do artigo
Ao volante de um McLaren-Mercedes, Hamilton fixou a melhor marca ao circuito da Catalunha em 1.21,707 minutos, na sua última volta à pista dos arredores de Barcelona, negando a primeira "pole" da carreira ao venezuelano Pastor Maldonado (Williams-Renault), que ficou a quase meio segundo de diferença (1.22,285).
O campeão mundial de 2008 conquistou a terceira "pole position" da época, a 22.ª da carreira, tirando o "presente" de Frank Williams, fundador e patrão da equipa de Maldonado, que comemorava nas "boxes" o 70.º aniversário.
"Estou muito surpreendido por ter conseguido uma vantagem tão grande. É, provavelmente, uma das melhores ["poles"] que já conquistei, mas antevejo que a corrida de amanhã [domingo] vai ser muito dura", observou Hamilton, de 27 anos, que ocupa o segundo lugar no campeonato, quatro pontos atrás do alemão Sebastian Vettel (Red Bull-Renault).
Enquanto Hamilton assegurava a quinta presença na primeira linha da grelha de partida em igual número de corridas, Vettel, campeão mundial nos últimos dois anos, ficava-se pela oitava posição, sem ter estabelecido qualquer tempo na terceira e última parte da sessão de qualificação.
Ao contrário do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que fez as delícias do público local ao obter o terceiro melhor tempo, o líder do campeonato optou por preservar os jogos de pneus para a corrida, à semelhança do compatriota Michael Schumacher, heptacampeão mundial, que vai arrancar do 10.º posto.