Lewis Hamilton conquistou, este sábado, a "pole position" no circuito Hungaroring, que vai acolher o GP da Hungria. O britânico tornou-se no piloto com mais vitórias no mesmo circuito.
Corpo do artigo
Hamilton, que rodou em 1.16,609 minutos, roubou a liderança no Grande Prémio de hoje (14 horas) a Verstappen por apenas três milésimas, na reta final da qualificação, enquanto Lando Norris (McLaren) fechou o pódio. No final da prova, o piloto da Mercedes não evitou as lágrimas ainda dentro do carro, após quebrar a malapata que o deixou durante 20 meses fora da frente da grelha de partida.
“Tem sido uma montanha russa, mas nenhum de nós perdeu a fé. Tentámos colocar o carro no bom caminho. Mas tem sido duro”, admitiu.
Esta sessão marcou também a introdução de uma novidade no formato da qualificação, com os pilotos a serem obrigados a usar pneus duros na primeira fase (Q1), pneus médios na segunda (Q2) e pneus macios na terceira (Q3).
Hungria até 2032
Outra das novidades é a renovação do contrato entre promotor da Fórmula 1 e o GP da Hungria, que vai continuar a figurar no Mundial até 2032.
Classificações
11.ª corrida - Hungaroring (Budapeste) -
1.º Lewis Hamilton (Mercedes); 2.º Max Verstappen (Red Bull); 3.º Lando Norris (McLaren); 4.º Oscar Piastri (McLaren); 5.º Guanyu Zhou (Alfa Romeo); 6.º Charles Leclerc (Ferrari); 7.º Valtteri Bottas (Alfa Romeo); 8.º Fernando Alonso (Aston Martin); 9.º Sergio Pérez (Red Bull); 10.º Nico Hulkenberg (Haas).