Os sub-17 do Varzim lideram isolados a Série A do Campeonato Nacional de Juniores B, o que não deixa de ser uma surpresa, tendo em conta que treinam e jogam num campo pelado.
Corpo do artigo
Para o treinador João Mota, o primeiro lugar faz jus ao bom momento que o grupo atravessa. "Quando pegámos na equipa, nunca pensámos estar em primeiro lugar, mas, pelo que têm jogado, é uma realidade", afirmou o técnico, apontando como ponto forte a "elevada estatura para a idade". "Tiramos cada vez mais vantagem nos lances de bola parada", explicou, continuando: "Os atletas também têm uma vontade enorme de aprender. Há jogadores com forte possibilidade de chegarem à equipa principal".
Embora o objectivo seja a permanência, João Mota esclarece que, concretizada essa meta, seguir-se-á "a luta por uma das três primeiras posições". E o técnico acredita que o apuramento para a segunda fase será decidido entre Varzim, Padroense, Braga, Guimarães, Freamunde, Vizela e Rio Ave.
Animados pela liderança estão o capitão Albano Milhazes e o sub-capitão André Lima, ambos de 16 anos. O central Albano confessa que o grupo está concentrado em atingir a segunda e a terceira fases. Para o capitão, a mais-valia dos poveiros é ter uma boa defesa e um ataque forte. A pensar no futuro, o central deseja chegar ao mesmo patamar de Ricardo Carvalho, o atleta modelo, e ingressar no clube de eleição, o F. C. Porto.
André Lima tem a mesma veia goleadora dos ídolos Aguero e Alexandre Pato e já marcou cinco golos, mas o que lhe interessa é ajudar a equipa a vencer. "Estar em primeiro é mais importante", afirmou, revelando que o segredo está no "grupo unido". Mesmo assim, para o avançado, que sonha chegar a profissional, o primeiro posto é uma surpresa. "No início da época, não esperávamos isso. Com o decorrer dos jogos, e face aos adversários, ficámos mais confiantes", rematou.
No Varzim, a aposta nos talentos saídos do futebol jovem é uma realidade. "A prova está que temos a jogar na equipa sénior nove jogadores formados no clube", esclareceu Alfredo Costa, vice-presidente para a formação, revelando ter sete juniores com contrato de formação e dois já com ligação profissional. "A grande aposta é essa", completou.
Para o dirigente, o segredo para a Póvoa ser um viveiro de bons jogadores está nas características de cidade piscatória. "O nosso jogador é aguerrido e, sobretudo, gosta muito de futebol e da camisola que veste".
Plantel
Guarda-redes: Fábio, Filipe e Chico. Defesas: Miguel, Adriano, João, Albano, Zé Santos, Alberto, Hernâni e Serginho. Médios: Anselmo, Lucho, Sá, carlos, Zé Rui, Daniel e André.
Avançados: Zé Diogo, André Lima, Ribeiro, Anelka, Craveiro, Jorge Craveiro e Petit.
Equipa técnica: João Mota (treinador) e Eduardo Maia (Adjunto).