<p>O slogan "Liedson resolve" está cada vez mais desactualizado. Aos 32 anos, o histórico goleador do Sporting ficou em branco pela quarta época seguida na Luz para a Liga - desperdiçou a melhor oportunidade de golo dos leões -, confirmando um declínio anunciado.</p>
Corpo do artigo
A cumprir a oitava época em Alvalade, o Levezinho começa a pagar a factura do peso dos anos. E com contrato até 2013 - terá 35 anos quando terminar a actual ligação aos leões! -, o futuro não se prevê risonho para quem entrou por mérito próprio para a história do Sporting. Recorde-se que Liedson é o melhor marcador de sempre do clube nas competições europeias (20 golos) e é o maior goleador estrangeiro de sempre do Sporting, com 161 golos de leão ao peito. Do currículo fazem parte dois troféus de melhor marcador da Liga. O primeiro foi em 2004/05, com 25 golos, o seu melhor registo ao serviço do Sporting, e o segundo em 2006/07, já com escassos 15 golos!
Estes feitos começam a pertencer a um passado distante, pois Liedson "resolve" cada vez menos os jogos a favor dos leões. O dérbi da Luz mostrou isso mesmo, seguindo o avançado luso-brasileiro com apenas um golo marcado nos oito jogos oficiais em que já participou na presente época.
O declínio é confirmado pela análise estatística da carreira de Liedson no Sporting. Os 10 golos apontados na última Liga representam a pior prestação de sempre desde que chegou a Alvalade - em 2007/08 marcou só mais um golo (11).
Liedson construiu à sua volta o mito de caçador de águias - 11 golos, em 17 jogos -, mas a verdade é que não se tem dado bem nas partidas realizadas no covil do Benfica. Até hoje, em todas as competições, apenas fez quatro tentos na Luz, contra sete em Alvalade, sendo que anteontem cumpriu a quarta época seguida de jejum na casa do grande rival.