Neste sábado, a Liga das Nações, em mais um dia de compromissos internacionais, não desiludiu e presenteou os adeptos do futebol com uma sessão repleta de golos. Destaque especial para as estreias triunfais da Alemanha sobre a Hungria (5-0) e dos Países Baixos diante a Bósnia (5-2).
Corpo do artigo
Num emaranhado de desafios em todas as divisões, vamos iniciar pelo topo da hierarquia, num total de quatro escalões, e começar pela Liga A.
A Alemanha, sem piedade, recebeu e aplicou chapa cinco na Hungria (5-0), num confronto bem desnivelado comparado aos anteriores. Musiala, do Bayern de Munique, foi o grande destaque ao marcar um golo e assistir para outros dois.
Já no outro duelo do Grupo 3, os Países Baixos receberam a Bósnia-Herzegovina, não foram de meias-medidas, e marcaram cinco golos contra dois dos bósnios. Zirkzee, reforço do Manchester United, marcou um golo e assistiu para outro na vitória dos comandados de Ronald Koeman.
Assim sendo, germânicos e neerlandeses seguem na frente do grupo com três pontos.
Liga B
Seguindo para a Liga B, esta divisão, entre todas, foi a que teve mais desafios. Ao todo subiram ao relvado oito seleções, num total de quatro jogos, divididos entre o Grupo 1 e 2.
Deste leque, o destaque vai para a Inglaterra que bateu a República da Irlanda, por 2-0, com os golos a serem marcados por Grealish e Rice, curiosamente ambos com origem irlandesa. Já no outro embate do Grupo 1, a Grécia bateu a Finlândia, sem espinhas, por 3-0.
Indo a contas, não há grandes motivos para utilizar a calculadora. Tendo em conta que estes foram os jogos de abertura, facilmente se calcula que ingleses e gregos lideram o grupo com três pontos.
Na outra agremiação, a Albânia deu a volta à Ucrânia e venceu, fora de portas, por 1-2, após ter estado a perder. Já a Geórgia, bem mais confortável, bateu a República Checa por 4-1.
No mesmo padrão que o anterior, albaneses e georgianos seguem na ponta do grupo fruto do triunfo inaugural.
Liga C
Depois do Grupo 1, 2 e 3, entre quinta a sexta-feira, foi a vez do Grupo 4 abrir as hostes para esta edição e golos também foi coisa que não faltou. A Arménia ultrapassou a Letónia com um claro 4-1, enquanto a Ilhas Faroé e a Macedónia do Norte tiveram que se contentar com uma igualdade a uma bola.
Desta feita, a Arménia segue numa liderança isolada com três pontos, sendo perseguida pela Ilhas Faroé e a Macedónia do Norte, ambos com um pontinho.
Liga D
Para fechar, um confronto na última divisão da hierarquia. A Moldávia e a Malta mediram forças, com a vitória a cair para o lado dos moldavos (2-0).
Este resultado atira, de imediato, a Moldávia para o topo do Grupo D. A outra congénere, num grupo de três, é a Andorra, que ainda aguarda a estreia na competição.