A Liga de Clubes afirmou, esta quinta-feira, "estranhar" o comunicado da Associação Nacional de Treinadores de Futebol a criticar a promoção de Rúben Amorim à equipa principal do Braga.
Corpo do artigo
Num comunicado intitulado "Liga estranha palavras da ANTF", o organismo diz defender a "capacidade de autorregulação dos clubes do futebol profissional". "A Liga Portugal tomou conhecimento do comunicado emitido pela ANTF e das declarações proferidas pelo seu presidente, José Pereira, e não pode concordar com as mesmas", escreveu a LPFP, num comunicado publicado no sítio oficial na Internet.
O organismo que tutela o futebol profissional diz ser "sensível aos argumentos apresentados pela ANTF, no que às qualificações profissionais dos treinadores diz respeito", mas lembra que "nenhuma equipa técnica das competições profissionais é inscrita se não estiverem cumpridos os pressupostos regulamentares".
"Os esforços têm sido evidentes, também, no que concerne à melhoria do regulamento em vigor e, neste campo, a Liga e os clubes têm dado sinais claros da capacidade de autorregulação, pelo que estranhamos as palavras proferidas", acrescenta a LPFP. A Liga lembra a ANTF que, "em relação a este tema, tem ido além até do que está previsto na lei".
"Desde 2015, a Liga tem estipulado um conjunto de regras cada vez mais rígidas, desde a formação até à garantia do cumprimento salarial das equipas técnicas. Havendo esta parceria, e trabalho desenvolvido em conjunto, muito estranha que nunca a ANTF tenha vindo a público elogiar as medidas implementadas pelos clubes, e que, felizmente têm sido muitas, de rigor e boas práticas", diz ainda o comunicado da Liga.
A terminar, a LPFP lembra ainda que "no verão de 2016, uma pequena fração do poder político tentou retirar à Liga e aos clubes a sua capacidade de autorregulação e a resposta, àquela data, foi inequívoca e unânime"
11653868
"A Liga Portugal e os clubes das competições profissionais jamais admitirão que tal volte a ser colocado em causa", termina o comunicado.
A Liga reagiu ao comunicado da ANTF, que criticou a contratação do técnico Rúben Amorim pelo Braga e anunciou que vai propor a alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas.
"A ANTF irá propor ao Governo a alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas, no sentido de ser retirada aos clubes (Liga) a autonomia que, presentemente, lhes assiste para decidirem em causa própria em matérias tão sensíveis como a elaboração do regulamento de competições, assim como as consequências do seu incumprimento", denunciou a ANTF.