Campeonato regista 37,2% de futebolistas lusos e é a segunda pior percentagem das últimas 11 épocas. Portugal atrás de quatro países.
Corpo do artigo
Estão inscritos 500 jogadores na Liga e apenas 37,2% (186) são portugueses, segundo dados recolhidos pelo JN no site Transfermarket. Esta é a segunda temporada com menor percentagem de jogadores lusos inscritos na principal escalão nas 11 últimas edições, atrás do que se verificou no campeonato de 2018/19 com 36,8%. Das principais ligas europeias, Portugal está atrás da Espanha, Países Baixos, Alemanha e França. Com sete jogadores portugueses cada um, Benfica e Estoril são as equipas cujos plantéis têm menos atletas portugueses. Seguem-se AVS, Gil Vicente e Moreirense com oito. Entre os grandes, o Sporting soma nove, Braga dez e F. C. Porto 11 jogadores nacionais.
No extremo oposto, o Boavista é o clube com mais futebolistas locais no plantel (16), seguindo-se o V. Guimarães (15). Recorde-se que no caso dos axadrezados houve uma aposta forçada devido à proibição de inscreverem jogadores esta época. Em todos os outros plantéis, os portugueses estão em minoria. AVS e Estrela da Amadora dispõem de 22 estrangeiros, Arouca 21, Rio Ave, Gil Vicente e Nacional 20.