Liverpool e Leverkusen são os grandes favoritos à conquista da segunda competição europeia de clubes. Sporting começa, esta quarta-feira, a enfrentar um fantasma do passado, a Atalanta, e Benfica quer virar a página das provas domésticas e superar o Rangers.
Corpo do artigo
Regressa hoje a Liga Europa e o Sporting é o primeiro a entrar em ação, recebendo os italianos da Atalanta, a partir das 17.45 horas, em Alvalade. Chegados a esta fase da competição, os 16 clubes alimentam o sonho de conquistar a prova europeia. Liverpool e Leverkusen são, na teoria, os favoritos, mas o futebol está repleto de exemplos de equipas que podem surpreender e atingir a glória.
À medida que a Liga Europa entra na fase decisiva, vários clubes emergem como favoritos para conquistar o troféu europeu. Este ano, mais do que em todos os outros, a competitividade da segunda competição europeia está no auge. Entre os principais candidatos, destacam-se as equipas com um histórico impressionante e um desempenho consistente ao longo de toda a época.
Jurgen Klopp quer fazer história no último ano como técnico no Liverpool e ainda não foi eliminado de nenhuma competição que o seu plantel está a disputar. A equipa inglesa tem enfrentado uma grave crise de lesões, mas que em nada abalou o plantel nem os resultados, com os mais promissores jogadores da formação a assumir, tendo até conquistado a Taça da Liga frente ao Chelsea. Nos oitavos de final enfrentam os checos do Sparta Praga, que eliminaram o Galatasaray na fase anterior. Prevê-se um desafio fácil para os “reds”, que devido ao plantel repleto de talento e experiência podem ser considerados os grandes favoritos.
A representar a Bundesliga está a equipa sensação desta época, o Bayer Leverkusen. Nesta temporada, os comandados de Xabi Alonso ainda não perderam nenhum jogo e o treinador espanhol quer retirar o máximo possível do rendimento que o plantel está a dar. Na liga alemã estão perto de acabar com a hegemonia do Bayern, e não temem ninguém na Liga Europa. Espera-se que estejam presentes na próxima fase após defrontarem o Qarabag, equipa que deixou o Braga pelo caminho. Certamente, ninguém quer ter os farmacêuticos pela frente, que têm grande esperanças de ir à final de Dublin.
As equipas italianas também têm uma palavra a dizer. A Roma, agora sem Mourinho, foi finalista vencida na última edição e quer vingar-se, apesar de ter um desafio difícil frente ao Brighton. À boleia de Rafael Leão, o AC Milan tem planos de passar à próxima fase, mas primeiro tem que derrotar a segunda equipa da capital checa em prova.
Do lado português, o Sporting enfrenta novamente a Atalanta, onde na fase de grupos não conseguiu vencer nenhum jogo. O conjunto de Gasperini encaixa bem na formação de Ruben Amorim, treinador que, desta vez, acredita que pode vencer os italianos. O Benfica enfrenta uma crise de resultados, após perder com ambos os rivais, Sporting e F. C. Porto, e vê nos escoceses de Glasgow uma oportunidade de virar a página.
Numa pesquisa, as casas de apostas dão o favoritismo ao Liverpool e Bayer Leverkusen. Além destas equipas, aparece depois o Milan com mais chances de disputar o decisivo encontro no Aviva Stadium, em maio.
No entanto, o futebol é imprevisível, e surpresas podem surgir a qualquer momento. Outras equipas talentosas, como os ingleses do Brighton e West Ham, estão determinadas a desafiar os favoritos.