Benfica, Sporting e Braga ficaram esta segunda-feira a conhecer os adversários do Play-off da Liga Europa de acesso aos oitavos de final. Os encarnados defrontam o Toulouse, os leões o Young Boys e os arsenalistas o Qarabag. À primeira vista, a chave terá sido muito agradável para a armada portuguesa.
Corpo do artigo
Depois do F. C. Porto, na Liga dos Campeões, foi a vez de Benfica, Sporting e Braga ficarem a conhecer os conjuntos a ultrapassar com vista a chegar à próxima fase da Liga Europa. Diferentemente dos azuis e brancos, as águias, os leões e os arsenalistas irão defrontar pela primeira vez na história os respetivos adversários.
O Benfica irá medir forças com o Toulouse. Nos últimos treze duelos, a formação francesa apenas venceu dois. Esse mau momento de forma traduz-se no campeonato interno, onde ocupam o 15.º posto da Liga Francesa, um pontinho apenas separa-os da linha de água. Contudo, se no campeonato as coisas vão mal, na Liga Europa não se pode dizer o mesmo. Os franceses conseguiram garantir uma vaga para o Play-off, ficando no segundo lugar do Grupo E com 11 pontos, somente atrás do Liverpool (12). Pelo caminho deixou o Union Saint Gilloise (8) e o Lask Linz (3). Após esta análise, e embora o bom momento vivido nas competições externas dos gauleses, ao colocar todos os fatores na balança podemos deduzir que o sorteio, dentro do possível, terá sido favorável para os encarnados. Todavia, até fevereiro - altura em que regressam as competições europeias - muita coisa muda.
Já o Sporting enfrenta o Young Boys que vem diretamente da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os suíços, inseridos no Grupo G, não tiveram poder de fogo para o Manchester City e o Leipzig, contentando-se com o terceiro posto e respetivo bilhete de acesso à Liga Europa. Passando uma vista de olhos na tabela, os ingleses terminaram com 18 pontos, os alemães com 12, os suíços com quatro e o Estrela Vermelha, a lanterna do grupo, com um. No campeonato suíço, o Young Boys é líder isolado com mais cinco pontos que St. Gallen. Ora, tendo em conta o lote de adversários que se perspetivava para os leões, este, de todo, terá sido o pior dos destinos.
Por fim, à semelhança das águias e dos leões, o Braga evitou as favas deste sorteio. O desafio colocado aos arsenalitas é o Qarabag. Não desmerecendo este conjunto, mas parece que o verdadeiro obstáculo dos guerreiros será a deslocação exaustiva até ao Azerbeijão. Porém, todo o cuidado é pouco. O emblema azeri está motivado pela qualificação, num grupo onde conquistou 10 pontos, deixando para trás o Molde (7) e o Hacken (0), sendo, unicamente, superado pelo Bayern Leverkusen que amealhou todos os 18 pontos possíveis. Quanto ao campeonato interno, nesse o Qarabag não tem concorrência a altura, colocando a diferença para o Zira em seis pontos.