A Liga Portuguesa de Futebol Profissional assinou, esta quinta-feira, um protocolo de parceria com a Fundação JMJ, relativo à realização da Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa.
Corpo do artigo
O organismo que gere a Liga e a Liga2, a Fundação do Futebol e os clubes profissionais darão apoio à organização da JMJ e vão oferecer bilhetes a peregrinos e voluntários para as primeiras jornadas dos dois principais campeonatos nacionais.
Na cerimónia de cooperação estiveram presentes o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, D. Américo Aguiar, nomeado recentemente Cardeal pelo Papa Francisco, e ainda o padre Joaquim Loureiro.
"Quando olhamos para o fenómeno do futebol, não nos podemos esquecer que há um serviço público de trabalho com a juventude. Não podemos esquecer que todos os clubes, grandes ou mais pequenos, desempenham um papel de acompanhar os jovens em alturas mais difíceis das suas vidas e o futebol tem um papel muito importante na educação dos jovens. Isto está tudo relacionado. Agradecemos à Liga Portugal e à Fundação do Futebol por se terem associado à Jornada Mundial da Juventude com um gesto tão solidário com os voluntários", afirmou D. Américo Aguiar.
"Realizar a Jornada Mundial da Juventude em Portugal tem um significado que ultrapassa o próprio evento. Serão dias de união em torno da paz e da construção de pontes, que ficarão para sempre na memória dos milhares de jovens que nela participarão. Associar a Fundação do Futebol a uma organização desta grandeza é uma honra, que agradecemos, mas é, acima de tudo, uma obrigação", referiu Pedro Proença.