A Liga Portugal promoveu uma reunião com vista a preparar a nova edição da Taça da Liga. O foco da sessão foram os adeptos e a prioridade destes para a realização de uma prova de sucesso. Sporting e Nacional dão o pontapé de saída, esta terça-feira, às 20.15 horas, para uma edição com novos moldes.
Corpo do artigo
Na reunião preparatória, desta terça-feira, toda a Direção Executiva da Liga debateu com os Oficiais de Ligação aos Adeptos dos Clubes, da APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto) e da APDA (Associação Portuguesa de Defesa do Adepto) sobre a Taça da Liga e a importância central dos adeptos.
Num novo modelo competitivo, que, como refere o site da Liga Portugal, em comunicado, foi aceite por unanimidade pelas Sociedades Desportivas, ficou firme a ideia de continuar a ter os espectadores como prioridade.
O organismo reforça que a competição, mais especificamente na fase da Final Four, oferece diversas experiências, das quais destacam a Fan Zone, o Guia do Adepto, a elaboração de um Manuel de Acessibilidades e a realização de questionários com vista a averiguar a satisfação de quem assistiu aos jogos.
Para esta temporada, apesar das mudanças estruturais, o foco continuará a ser esse. Nesse sentido, a Liga Portugal promete que irá existir especial atenção aos horários, preço dos bilhetes e a digitalização dos mesmos.
Na mesma reunião, a Direção Executiva lembrou que a resposta dos adeptos tem sido positiva, sendo resultado disso o registo histórico de assistência em todas as competições profissionais na temporada 2023/24 - mais de 4,2 milhões, ou seja, mais 10% do que em 2022/23. Número este que tem registado um ligeiro aumento em 7% para a época vigente de 2024/25.
Por fim, destacam, ainda, que na última edição da Taça da Liga, os três desafios da Final Four tiveram um somatório de 57,6 % de audiência nas bancadas, na qual, inclusive, as taxas de ocupação do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, estiveram sempre acima dos 90%. O melhor registo até à data de todas as edições realizadas naquele mesmo recinto desportivo.
A competição arranca esta terça-feira num duelo entre Sporting e Nacional, em Alvalade, às 20.15 horas.
Já o atual detentor do troféu é o Sporting de Braga, depois de na temporada passada ter batido o Estoril, em Leiria, no desempate das grandes penalidades por 5-4.