Segundo um relatório do Observatório do Futebol CIES, a Liga portuguesa é a competição que tem o melhor saldo líquido de transferências, no período compreendido entre 2014 e 2023
Corpo do artigo
O estudo indica que o nosso campeonato investiu cerca de 1.58 mil milhões de euros, tendo gerado 3.81 mil milhões de euros em receitas, o que resulta num saldo líquido de 2.23 mil milhões de euros em transferências. Estes valores são fruto do cariz da nossa competição, que se perfila como uma liga que adquire passes de jogadores por valores muito mais baixos do que depois consegue vender, no caso dos atletas que singram.
Aliás, curiosamente, o pódio deste registo é exclusivo das ligas que não integram o lote das chamadas "Big 5", ficando o Brasileirão no segundo lugar, com 1.53 mil milhões de euros, antecedendo a Eredivisie, que gerou 1.41 mil milhões de euros.
2023 foi um ano recorde para as transferências futebolísticas, uma vez que o investimento global em transferências excedeu os 10 mil milhões de euros pela primeira vez na história, fixando-se, até ao momento, nos 12.4 mil milhões de euros. Esta verba excede o anterior registo máximo, fixado em 2019, em 24%.