A janela de verão do mercado de transferências abriu no início deste mês, mas na Arábia Saudita já se bateram todos os recordes locais no que toca ao investimento em novos jogadores. O português Ruben Neves é, até ao momento, o reforço mais caro.
Corpo do artigo
Sem colocar na equação os gastos com os futebolistas que chegaram à Arábia Saudita em fim de contrato com os seus anteriores clubes, casos de Karim Benzema ou de Roberto Firmino, entre outros, já foram gastos na contratação de jogadores mais de 188 milhões de euros pelos clubes sauditas, de acordo com dados do sítio "Transfermarkt".
No topo da lista de investimentos está o internacional português Ruben Neves, que o Al Hilal, orientado por Jorge Jesus, recrutou ao Wolverhampton por 55 milhões de euros. O top 3 é fechado por outro português, Jota, que trocou o Celtic pelo Al Ittihad num negócio que atingiu os 29,1 milhões de euros.
Apesar de este volume de investimentos impressionar e ser o maior da história do futebol saudita, ele está ainda longe do registado, este verão, nas cinco principais ligas europeias.
A Liga inglesa lidera este ranking com mais de mil milhões de euros investidos pelos seus clubes em contratações. Seguem-se-lhe a Liga italiana (404,5 milhões de euros), a Liga francesa (347,8 mihões de euros), a Liga alemã (333,8 milhões de euros) e a Liga espanhola (227,5 milhões de euros).
Logo a seguir surge a Liga saudita, com os já referidos 188 milhões de euros no recrutamento de novos craques para um campeonato até aqui com pouca expressão longe do Médio Oriente.
A esse valor há que acrescentar os muitos milhões de euros oferecidos aos jogadores contratados para assinarem pelos principais clubes sauditas, que gozam de uma enorme pujança financeira após terem sido adquiridos pelo Governo saudita. Cristiano Ronaldo, por exemplo, receberá cerca de 200 milhões por época no Al Nassr, enquanto Karim Benzema terá um salário na ordem dos 27,5 milhões de euros ao ano no Al Ittihad, excluindo os direitos de imagem.
A lista de jogadores potencialmente a caminho da Arábia Saudita aumenta a cada dia. Os médios do Liverpool Fabinho e Jordan Henderson poderão ser os próximos, aliciados por ordenados verdadeiramente principescos. A janela de transferências da Liga saudita fecha a 20 de setembro.