Lino Araújo conquistou o título de campeão europeu de Aquabike durante o Campeonato da Europa da modalidade que decorreu ao longo do fim de semana, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel.
Corpo do artigo
O piloto poveiro já tinha confidenciado ao JN que o objetivo para esta competição - que reuniu cerca de 80 pilotos, oriundos de 18 países - era conquistar o título de campeão. Ao longo dos três dias de competição, Lino Araújo foi o mais rápido nas três mangas da prova rainha - Runabout GP1 - e subiu ao mais alto lugar do pódio ao final da tarde deste domingo, onde levantou o troféu de campeão, perante as centenas de pessoas que ali se deslocaram para assistir ao espetáculo motonáutico.
Com o piloto português subiram ainda ao pódio Samuel Johansson, da Suécia, que foi segundo classificado, e Andrej Wisniewski, da Polónia, que alcançou o terceiro lugar.
Troféu para Portugal
A Federação Portuguesa de Motonáutica, organizadora do Campeonato Europeu de Aquabike, mostrou-se muito satisfeita com o facto da taça de campeão ter sido conquistada por um português.
"Era o que nós queríamos, que o prémio fosse entregue a um português. Não desfazendo a qualidade dos restantes pilotos, ficamos muito satisfeitos com o facto de o troféu ficar em Portugal", referiu Paulo Ferreira, presidente da Federação.
O balanço dos três dias de provas em Entre-os-Rios é "extremamente positivo", segundo aquele dirigente. "Tivemos elevada afluência de público, uma competição que proporcionou um espetáculo motonáutico de grande qualidade e obtivemos um feedback muito positivo de todos, inclusive dos pilotos que já manifestaram a sua vontade de voltar a participar no próximo ano", garantiu.
Paulo Ferreira elogiou ainda o trabalho de todos os envolvidos, que permitiu a realização de uma competição "sem qualquer incidente" durante os três idas. "Deve ter sido a prova que melhor correu a nível nacional", concluiu.