O Benfica conhece, esta sexta-feira, a partir das 11 horas no sorteio que vai decorrer, na Suíça, o adversário dos oitavos da Liga dos Campeões, que pode ser o Liverpool ou o Barcelona,. Ambos são cabeças de série por terem terminado a fase regular entre os oito melhores e dificilmente poderia ter calhado pior sorte.
Corpo do artigo
A equipa inglesa lidera a Premier League e terminou a primeira fase da Champions no primeiro lugar, com sete vitórias em oito possíveis, já a equipa catalã ficou no lugar imediatamente abaixo, com seis triunfos, um dos quais sobre o Benfica (5-4), numa partida espetacular e eletrizante na Luz. A equipa, orientada por Bruno Lage, esteve a vencer por 4-2 até aos 77 minutos, altura em que começou a reviravolta do Barcelona, que marcou o último golo aos 90+6 minutos, por Raphinha. Neste momento, o conjunto atravessa uma boa fase, voltou ao comando na liga espanhola, não perdendo qualquer jogo desde o fim de dezembro.
Frente ao Barça, o histórico recente das águias não é favorável. Após a vitória histórica na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1960/61, caiu nos quartos de final na prova milionária, em 2005/06. Os restantes duelos ocorreram nas fases de grupos, com apenas um triunfo do Benfica frente ao catalães. Por seu lado, com o Liverpool, só uma vez os portugueses tiveram sucesso em eliminatórias a duas mãos, o que aconteceu nos oitavos da Liga dos Campeões, em 2005/06. Venceu na Luz por 1-0 e, em Inglaterra, voltou a ganhar, por 2-0. Nas outras cinco eliminatórias, não sobreviveu.
Além do Benfica, Liverpool e Barcelona estão, igualmente, na calha de defrontar o PSG. Os oitavos da Champions podem também ditar um escaldante dérbi madrileno, entre Real e Atlético, que estão na mesma chave, e um clássico alemão, entre Bayern e Leverkusen.
V. Guimarães em alta
O V. Guimarães é o outro sobrevivente luso na Europa e, no sorteio dos oitavos da Liga Conferência, que hoje também decorre, pode sair em sorte o Bétis ou o Copenhaga, que eliminaram no play-off o Gent e o Heidenheim, respetivamente. Fruto de um brilhante percurso na fase regular, em que terminaram no segundo lugar, os minhotos qualificaram-se diretamente para os oitavos, porém o caminho não promete facilidades. O Bétis atravessa um bom momento e está em oitavo na liga espanhola, enquanto o Copenhaga comanda a liga dinamarquesa.