
Seleção portuguesa vai disputar o Mundial de râguebi pela terceira vez
Foto: Federação Portuguesa de Râguebi
Portugal vai defrontar Irlanda, Escócia e Uruguai no Grupo D do Campeonato do Mundo de râguebi, que decorrerá na Austrália em 2027, ditou o sorteio realizado esta quarta-feira, em Sydney, uma das cidades-sede da competição.
A seleção portuguesa, 20.ª classificada do ranking mundial da World Rugby, integrava o Pote 4 do sorteio e coube-lhe, em sorte, defrontar Uruguai (14.º), do Pote 3, Escócia (9.ª), do Pote 2, e Irlanda (4.º), do Pote 1.
Os lobos vão, desta forma, reencontrar adversários que defrontaram ao longo do último ano em jogos das janelas de testes internacionais oficiais da World Rugby.
Há menos de um mês, em 8 de novembro, Portugal perdeu com o Uruguai (26-8), em Lisboa, no primeiro teste de outono deste ano, em que acabou, mais tarde, por vencer Hong Kong (58-12) e Canadá (33-27), seleções que também vão disputar o Mundial.
Em julho, Portugal defrontou pela primeira e única vez a Irlanda, no Estádio Nacional, e sofreu a pior derrota do seu historial (106-7), superando mesmo o desaire frente à Nova Zelândia (108-13) no Mundial de França2007.
Há pouco mais de um ano, em novembro de 2024, a seleção portuguesa perdeu na Escócia (59-21).
A Escócia, de resto, volta a cruzar o caminho de Portugal no Campeonato do Mundo, após as duas seleções se terem defrontado em 2007, no primeiro encontro de sempre da seleção portuguesa num Mundial, que os escoceses venceram por 56-10.
No Austrália2027, Portugal vai consumar a sua terceira presença na maior competição mundial de râguebi, após as participações nas edições de 2007 e 2023, ambas em França. O próximo Campeonato do Mundo de râguebi disputa-se entre 1 de outubro e 13 de novembro de 2027.
Nos outros grupos, a Nova Zelândia, finalista da edição anterior, defronta Austrália, Chile e Hong Kong no Grupo A, enquanto a campeã em título, África do Sul, vai medir forças com Itália, Geórgia e Roménia no Grupo B.
Argentina, Fiji, Espanha e Canadá disputam o Grupo C, França, Japão Estados Unidos e Samoa integram o Grupo E e Inglaterra, País de Gales, Tonga e Zimbabué discutem o Grupo F.
