Num cabeceamento, Basso marcou o golo que deu ao Arouca a primeira vitória de sempre frente ao Sporting. Equipa de Amorim a 12 pontos do Benfica.
Corpo do artigo
Entre dois importantes jogos europeus, o Sporting entrou em falso no regresso ao campeonato e foi derrotado pelo Arouca, que sorriu graças a um golo de Basso, na sequência de pontapé de canto. Os leões perdem a oportunidade de ficar a um ponto do F. C. Porto, no segundo lugar, e estão agora a 12 pontos do líder Benfica. A equipa de Ruben Amorim sofreu a quarta derrota na Liga e perdeu pela primeira vez diante dos "lobos" que fizeram das fraquezas forças para garantir um resultado histórico.
Ruben Amorim arriscou imenso e promoveu cinco alterações no onze, após o empate com o Tottenham, da Liga dos Campeões, com destaque para a aposta nos jovens Nazinho e Essugo, mas também no regresso de Ricardo Esgaio às opções, que esteve apagado. Como resultado, a aposta em sangue fresco e alguma inexperiência saiu cara ao treinador leonino.
Apesar de não conseguir meter velocidade no jogo, sobretudo com uma frente de ataque móvel, o Sporting criou algumas situações de perigo na primeira parte, com Pedro Gonçalves, Inácio e Rochinha a evidenciarem-se. Mas a equipa não conseguia o tão desejado clique para chegar ao golo.
O encontro foi para o intervalo empatado e no segundo tempo o Arouca não podia ter começado da melhor forma. Na sequência de um canto, Basso subiu ao quinto andar para marcar, de cabeça, e levar os adeptos à euforia. O Sporting mostrou-se ansioso e Ruben Amorim colocou os "pesos pesados" em campo. Porro, Ugarte, St. Juste, Nuno Santos e Edwards, habituais titulares, entraram para mexer no encontro, mas a turma de Alvalade continuou desinspirada e sem arte para bater o guarda-redes adversário.
Um Sporting sem confiança em Arouca, recebe depois de amanhã o Eintracht Frankfurt, num jogo importante para a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Mas até lá, Ruben Amorim vai ter de mudar o chip da equipa, que continua macia na defesa e ontem mostrou-se confusa no ataque. Por seu lado, o Arouca teve muita cabeça. Ou não tivesse João Basso.