Para o técnico portista, Julen Lopetegui, para já "só interessa o Marítimo". Esta quinta-feira, o treinador fez a antevisão do jogo F. C. Porto-Marítimo, de sexta-feira, relativo ao arranque da Liga (20 horas, SportTV1), e reiterou que os dragões querem ser "protagonistas".
Corpo do artigo
Lopetegui, que trocou as seleções jovens de Espanha por Portugal, salientou que o projeto do F. C. Porto é "magnífico e maravilhoso", e mostrou-se com "muitas ganas" para o levar avante.
"O Marítimo é uma equipa com personalidade, com e sem bola. Muito interessante. Pressiona bem. Nós vamos ter que ter soluções para superar o Marítimo", afirmou, recusando avaliar os demais concorrentes ao título.
"O nosso único adversário é o Marítimo. Não tenho que pensar em mais nada. Não nos interessa fazer mais contas. Só estamos focados no Marítimo", insistiu.
Sobre a equipa portista, adiantou que a "margem de progressão" é grande. "Saíram muitos jogadores. Há muitos jovens. É preciso fazer uma equipa nova, que queira ser protagonista. Não interessa se são espanhóis, portugueses ou brasileiros, todos têm que tratar de ser protagonistas", sublinhou.
Acerca da titularidade, ou não, de Quaresma, remeteu-a para o anúncio do primeiro onze oficial da época, que vai defrontar o Marítimo."Importa contar com todos os jogadores. Vou tentar tirar o máximo proveito dele [Quaresma], assim como de Adrián, Jackson e todos os outros", respondeu.
Sobre a posição número seis, para a qual o F. C. Porto está servido com Casemiro e Rúben Neves, apresentou-se tranquilo. "Rúben Neves é muito jovem. Vai ajudar-nos. Hoje estou satisfeito com que temos", referiu, quanto ao plantel, sabendo-se que os portistas ainda vão ao mercado por mais um médio, que deve ser Clasie, do Feyenoord, e por mais um avançado, para fazer concorrência direta a Jackson.
Relativamente à mudança para o nosso país, Lopetegui elogiou a qualidade do futebol luso. "Teve sempre grandíssimos jogadores, com grande trabalho tático. A Liga é competitiva. Queremos estar à altura e ser protagonistas", repetiu.