Num jogo com lotação esgotada, o Lusitânia de Lourosa derrotou o vizinho Feirense, por 1-0, na primeira mão do play-off de acesso à Liga 2. Jefferson Nem foi o autor do único golo da partida. A segunda mão realiza-se no próximo domingo, no Estádio Marcolino Castro (17 horas).
Corpo do artigo
Os primeiros minutos do dérbi foram de sentido único, o da baliza defendida por João Costa, que só no quarto de hora inicial travou os remates perigosos de Jefferson Nem, Henrique e Diogo Rosado, bem como um livre de Mika Borges, num lance em que a bola terminou no fundo da baliza do Feirense, mas acabou invalidado por falta de Lytvyn sobre Washington.
Os azuis da Feira tentavam acalmar o jogo, guardando a bola, mas só se conseguiram aproximar da baliza lusitanista perto do intervalo, em duas arrancadas, de Antoine e Picas, bem resolvidas pela defensiva contrária.
O rumo do encontro não se alterou nos instantes iniciais da etapa complementar, que começou com uma defesa fantástica de João Costa, a cabeceamento de Marcos Valente.
Porém, desta feita, o Feirense foi capaz de ripostar. Antoine impôs físico, abriu uma clareira no setor mais recuado lusitanista e deixou Dudu na cara de José Costa, que se opôs com categoria ao remate do brasileiro.
Era a primeira ocasião flagrante de golo para os fogaceiros, corria o minuto 55, que pareciam ter ultrapassado o cabo das tormentas na partida, mas uma má abordagem de Tony, um quarto de hora depois, deixou Goba Zakpa solto em zona proibitiva e originou o 1-0, apontado por Jefferson Nem.
No período de compensação, o Feirense cheirou o empate num par de situações. Primeiro, Tony, com espaço na área do Lusitânia de Lourosa, rematou contra o corpo de um adversário e, de seguida, João Paredes, solto ao segundo poste, cabeceou para fora.
O jogo da segunda mão do play-off de acesso à Liga 2 disputa-se no dia 2 de junho, no Estádio Marcolino Castro, a partir das 17 horas.