
Foto: Arquivo
Novas circunstâncias ditam entrada na Luta. Critica Rui Costa e gestão: "É preciso um alemão para descobrir um titular hoje do PSG".
Luís Filipe Vieira será o sexto candidato ao ato eleitoral dos encarnados que terá lugar em outubro. O antigo líder das águias, assumiu, ontem, a entrada na corrida, em entrevista à TVI. E justificou a marcha atrás na promessa de nunca voltar ao Benfica com a alteração de contexto. "As circunstâncias mudaram e é verdade que vou ser candidato. Tem a ver com o legado. Deixei o Benfica com uma estrutura profissional admirada em termos europeus. Ao longo destes quatro anos tudo foi destruído, menos o património", explicou o dirigente que liderou o clube entre 2003 e 2021 e renunciou devido ao envolvimento na Operação Cartão Vermelho, na qual é suspeito da prática de crimes de abuso de confiança e burla qualificada, entre outros crimes. "Neste momento sou um cidadão como qualquer outro, posso candidatar-me, sou inocente. Vamos aguardar. Ninguém me vai julgar publicamente. Vai ter a resposta nas urnas. Tenho confiança na justiça", destacou.
Vieira mantém a tese de nunca ter prejudicado o clube e revelou o sonho de, num eventual regresso, "conquistar o penta". Voltou a criticar Pedro Proença (FPF) e Rui Costa, alegando que o atual líder do clube "não tem caráter, nem qualidade" para dirigir as águias. "Para quem tentou ignorar-me ao longo destes anos, é uma pessoa sem caráter", referiu.
Confrontado com alguns dos processos em que seria suspeito de ter beneficiado com a gestão do clube, defendeu nunca ter prejudicado o Benfica e até ter perdido "muito dinheiro". "Quando entrei fi-lo com milhões, quando saí, saí com muitos menos. Pensei mais no Benfica do que em mim próprio. Não fui beneficiado, nunca", insistiu o antigo dirigente que criticou a atual gestão e algumas práticas. "Houve ou há petróleo na Luz para agora pagarem 20, 25 ou 30 milhões de euros por jogadores", questionou, voltou a referir ser possível adquirir atletas na casa dos quatro milhões de euros.
Vieira lembrou que os melhores quadros abandonaram clube e que Benfica se tornou "num clube de amigos". "É preciso vir um alemão para descobrir um jogador no Benfica B que hoje é titularíssimo no PSG ... Chegou, não ouviu bocas e disse que o ia por a jogar. Diziam que era pequenino. O Rui (Costa) chegou ainda a dizer "onde é que o Renato Sanches vai jogar no Benfica". Do João Neves não sei quem disse, vieram-me contar", disse, abordando a alegada decisão de Schmidt sobre João Neves e uma posição de Rui Costa ainda antes da ascensão de Renato Sanches.
Revelações
João Gabriel na Comunicação
Luís Filipe Vieira assumiu que caso venha a vencer as eleições, João Gabriel, antigo Diretor de Comunicação do clube, voltará a exercer essas funções.
Bruno Lage seguirá como técnico
Se voltar à liderança das águias, Vieira revelou que Bruno Lage se manterá à frente da equipa. "Vai continuar como treinador se for presidente. Quem é que o descobriu? Quem é que despediu?", disse.
