Contrato é válido por ano e meio. Treinador quer recolocar os minhotos nos cinco primeiros lugares. António Miguel Cardoso anunciou que será candidato no próximo ato eleitoral.
Corpo do artigo
Luís Freire, de 39 anos, foi oficializado, nesta manhã de quarta-feira, como treinador do Vitória de Guimarães até junho de 2026. O presidente da SAD, António Miguel Cardoso, que anunciou a sua recandidatura ao próximo ato eleitoral, agendado para 1 de março, justificou a aposta no antigo treinador do Rio Ave.
“Estamos convencidos que vamos entrar numa fase boa. Temos um grupo que está ferido, temos um grupo que precisa do mister Luís Freire, que precisa de ter connosco o Douglas, que tanta falta nos fez nos últimos dias. O Luís Freire é um treinador que está no radar do Vitória há muitos anos e achamos que era o momento certo para vir”, disse.
A saída de Daniel Sousa, após três jogos no comando técnico, causou surpresa. O responsável máximo não se esquivou às questões e explicou a saída amigável.
“O que esteve na origem da rescisão por mútuo acordo, e é importante que isso seja dito, deve-se a um período de instalação da nova equipa técnica que não funcionou da melhor forma. Decidimos, ambas as partes, que seria melhor pôr um término à relação. O que prevalece são os interesses do Vitória. Era mais importante mudarmos o caminho do que continuar com o mister Daniel Sousa", começou por dizer.
“Sentimos que havia uma série de problemas e de coisas pequenas que afetam o dia a dia. Preferimos tomar as decisões para ser uma época de sucesso”, acrescentou.
E prosseguiu. “Temos de tomar decisões todos os dias e olhando para trás as coisas não correram bem. Não foi a melhor decisão do mundo, mas estamos aqui para reagir e para que as coisas possam correr bem”.
António Miguel Cardoso falou ainda do mercado de transferências. Alberto Costa está em Itália e as negociações com a Juventus estão a decorrer num “sentido positivo”, mas negou o interesse do F. C. Porto em Manu Silva.
Luís Freire, no primeiro contacto com a comunicação social, não escondeu a satisfação. “É um orgulho e uma honra muito grande servir o Vitória. Podem contar com o máximo de compromisso e de trabalho. É o ponto mais alto da minha carreira. Não fazemos nada sozinhos e vamos precisar de toda a gente. O grupo de jogadores já provou que tem qualidade e capacidade, que já orgulhou os adeptos e também o país”.
“Os objetivos são os do Vitória. É importantíssimo no campeonato recuperar terreno. Queremos estar nos primeiros cinco lugares. Estamos a seis pontos desses lugares e temos de arrepiar caminho. Precisamos de toda a gente unida. Os lugares cimeiros da tabela estão na nossa cabeça e queremos dar continuidade a uma excelente participação na Conference League”.