Uma exibição categórica do esloveno Luka Doncic carregou os Dallas Mavericks ao triunfo no reduto dos vizinhos San Antonio Spurs (126-119), ofuscando a muito aguardada estreia do francês Victor Wembanyama na NBA.
Corpo do artigo
Wembanyama, o rookie aguardado com mais expetativa desde que o agora veterano LeBron James foi escolhido em 2003, teve um primeiro jogo muito marcado pelas faltas, que lhe condicionaram a presença em campo, limitada a 23.18 minutos.
"Foram muitas emoções e teria sido perfeito se tivéssemos triunfado, pois detesto perder. Talvez tenha querido fazer tudo bem e não coloquei a energia nas coisas certas. Estou a aprender, foi só o meu primeiro jogo", disse o extremo/poste francês.
O gigante gaulês, de 19 anos e 2,24 metros, somou 15 pontos, com seis em nove nos tiros de campo, incluindo três em cinco nos triplos, mais cinco ressaltos, duas assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento.
As atenções estavam todas centradas em Wembanyama, a primeira escolha do draft de 2023, mas a figura do encontro acabou por ser Doncic, que arrancou a época em grande, com um triplo-duplo de 33 pontos, 13 ressaltos e 10 assistências.
O esloveno carregou a equipa, ajudado especialmente por Kyrie Irving (22 pontos e seis assistências), o reforço Grant Williams (17 pontos e seis ressaltos) e o rookie Dereck Lively II, autor de um duplo-duplo (16 pontos e 10 ressaltos).
Na equipa da casa, o melhor foi Devin Vassell, com 23 pontos, secundado por Keldon Johnson, autor de 17 pontos, nove ressaltos e sete assistências.
O segundo dia da edição 2023/2024 da NBA contou com mais 11 encontros, merecendo destaque o triunfo dos Boston Celtics no reduto dos New York Knicks, por 108-104, sem a contribuição do poste português Neemias Queta, que não saiu do banco.
Jayson Tatum, com 34 pontos e 11 ressaltos, e o letão Kristaps Porzingis, com 30 pontos e oito ressaltos, lideraram os Celtics, enquanto RJ Barrett e o suplente Immanuel Quickley foram os melhores marcadores dos Knicks, ambos com 24 pontos.