João Carvalho não resistiu aos ferimentos provocados na cabeça depois de ter lutado em Dublin. Tinha 28 anos.
Corpo do artigo
O lutador português João Carvalho foi levado para o hospital depois da luta em que defrontou Charlie Ward, no Estádio Nacional de Boxe da Irlanda.
O evento aconteceu este fim de semana e o português morreu 48 horas depois da luta de "cage fighting".
João Carvalho foi assistido no local e levado depois para o hospital de Beaumont, onde terá sido submetido a uma cirurgia cerebral de emergência, ainda na noite de sábado. A equipa do português já publicou no Facebook a nota de falecimento do jovem lutador.
Escreve a "Nóbrega team" que: " foram cumpridas todas as regras de segurança, e após um combate onde a arbitragem seguiu todos os procedimentos corretos e habituais, o atleta João "Rafeiro" Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate".
Por sua vez a organização do evento, "Severe MMA", publicou no seu site a descrição de todos os procedimentos médicos realizados ao jovem atleta. Na explicação acrescenta que: "Quando o árbitro parou a luta no terceiro round, a nossa equipa de médicos e paramédicos estava a cuidar dele enquanto ele estava a sangrar muito do nariz. Perguntaram-lhe se ele sentia alguma dor ou se tinha dores de cabeça logo após a luta, e ele disse que não tinha dores mas que se sentia muito cansado".
Através da sua conta no Facebook, a Federação Internacional de Artes Marciais Mistas também manifesta "as mais profundas condolências à família e amigos" e diz aguardar por dados mais concretos para se pronunciar.
"Estamos a reunir informação com o apoio da Associação Irlandesa de Lutas Amadoras e a aguardar pela divulgação dos relatórios médicos oficiais. Até lá, não podemos comentar este incidente isolado e muito triste, a não ser dizer que oferecemos o nosso apoio", conclui.