"Magia do ciclismo do Tour de France" regressa a Viana do Castelo no fim de semana
Cerca de mil ciclistas de 27 países, vão, este fim de semana, poder sentir "a magia do Tour de France" em estradas municipais e nacionais do Alto Minho, que vão ser encerradas para acolher a 2ª edição da L'Étape Portugal.
Corpo do artigo
O evento, aberto a amadores federados e não federados, tem partida e chegada na cidade de Viana do Castelo, e incluirá três percursos, num total de cerca de 300 quilómetros. A Serra d'Arga e o monte de Santa Luzia, onde a meta está instalada junto ao santuário, fazem parte do itinerário, que compreenderá territórios de quatro concelhos: Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura.
"O L'Étape nasce daquilo que é a magia do Tour de France para a grandíssima parte da população mundial e que leva a que durante a prova que se faz em França, num dos dias, a organização abra a possibilidade dos amadores fazerem uma das etapas, uma das mais exigentes, que é a etapa rainha. E geralmente esgota. Leva 16 mil pessoas", descreveu hoje António Queirós, da Podium Events, na conferência de imprensa de apresentação do evento em Viana do Castelo, onde referiu que "o conceito" foi entretanto replicado noutros países.
Na sua versão de Viana do Castelo, a L'Étape Portugal também está a ganhar força. O número de participantes estrangeiros, aumentou de 12 países na 1ª edição para 27 na 2ª edição, que arranca simbolicamente esta sexta-feira à tarde. Dos cerca de mil inscritos este ano, "20 por cento" são de fora do país.
A abertura da prova decorre das 17 horas e compreende animação e exposição até às 20 horas, no Centro Cultural da cidade.
Este sábado, o evento inclui um ride para as famílias, dentro da zona urbana de Viana do Castelo, e no domingo, decorrerá a competição em si, com partida às 9.00 horas, com três percursos diferentes, de 147 km, 103 Km e um mais curto de 51 km. "Esta é uma prova com características únicas. É a única em Portugal que decorre em estradas fechadas", comentou António Queirós.
A organização é da Podium Events, da Stream Plan e do Clube Desportivo e Recreativo de Chronos, e tem como patrocinador principal a câmara de Viana do Castelo.
O diretor de prova, Miguel Ganchinho, destacou o percurso de sete quilómetros, que será "disputado" no sábado e destinado "à família e aos mais pequeninos". E a organização de três percursos em Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, a disputar no domingo, de forma a "chegar a todo o público".
"Em termos de paisagens, friso a Serra d'Arga, que tem uma vista brutal sobre a foz do rio Minho e permite a todos os participantes ver toda a paisagem à volta", disse.
Para o vereador do Desporto da câmara de Viana do Castelo, Ricardo Rego, a L'Étape Portugal, trata-se de "uma aposta para o futuro". "Potencia-nos do ponto de vista estrangeiro e sedimenta a grande aposta do município no desporto outdoor, nomeadamente ao nível do ciclismo quer de estrada, quer de montanha", sublinhou.