O jogo de futebol de domingo entre Paços de Ferreira e F.C. Porto, no estádio da Mata Real, obriga a um reforço de "aproximadamente 110 militares da GNR vindos de Lisboa".
Corpo do artigo
"Vêm de Lisboa porque se trata de uma força de reserva sediada em Lisboa. São forças especificamente preparadas para [garantir] a ordem pública", justificou fonte do Comando Territorial da GNR do Porto.
No total, serão "cerca de 200" os efetivos da GNR mobilizados para Paços de Ferreira com vista ao "policiamento e segurança" ao jogo de futebol, decisivo para o apuramento do vencedor do campeonato, na 30.ª e última jornada da I Liga.
O FC Porto tem mais um ponto do que o Benfica na tabela classificativa e pode sagrar-se tricampeão português de futebol caso vença o Paços do Ferreira.
Junto à Mata Real e ao Parque da Cidade de Paços de Ferreira, onde durante toda a tarde vai ser transmitido em direto um programa de televisão, vão estar "forças de diversas valências da Guarda, quer de trânsito, territorial e de ordem pública -- a pé e a cavalo", acrescentou a fonte do Comando da GNR do Porto.
A isto vai somar-se o "policiamento de bicicleta em torno do estádio" e da zona onde se realiza o programa televisivo e que fica "paredes meias" com as "traseiras do estádio" do Paços de Ferreira.
No Porto, o Comando da PSP está a "acompanhar a situação" e assegura ficar "atento a tudo o que se possa passar".
"Faz parte das nossas competências acautelar o policiamento adequado às circunstâncias que vierem a acontecer", disse à Lusa fonte da PSP do Porto.
Por volta das 20.30 horas de domingo, após o fim dos jogos entre o Paços de Ferreira e o FC Porto e entre o Benfica e o Moreirense, são vários os cenários que podem colocar-se na cidade do Porto.
A avenida dos Aliados, palco tradicional dos festejos dos dragões, pode ser ocupada por adeptos do FC Porto, caso os azuis e brancos vençam o campeonato, ou por simpatizantes do clube do clube da Luz, se este conquistar o título de campeão da I Liga.
Em Lisboa, onde o Benfica recebe o Moreirense, o policiamento será "normal para o tipo de jogo" em causa, notou à Lusa fonte da PSP de Lisboa, sem adiantar o número de efetivos destacados para as imediações do estádio da Luz.
O Benfica tem menos um ponto do que o F.C. Porto e só poderá sagrar-se campeão caso se imponha na receção ao Moreirense e se o F.C. Porto não vencer no estádio do Paços de Ferreira.
Fonte da PSP de Lisboa refere que aquela força policial estará atenta "na monitorização de adeptos caso o Benfica seja campeão", já que poderá "ser necessário cortar o trânsito em algumas artérias".
Admitindo também a sinalização de "desvios de trânsito junto dos automobilistas, se necessário", a PSP indica a praça do Marquês de Pombal como um dos focos de atenção, já que se trata do local "habitual" de concentração e celebração dos benfiquistas.