A 19.ª meia maratona Manuela Machado, que se corre no dia 22, em Viana do Castelo, já conta com mais de quatro mil inscritos, 800 deles galegos.
Corpo do artigo
Quando ainda falta uma semana para terminarem as inscrições estão confirmados na prova principal "mais 400 atletas do que na edição de 2016", afirmou esta quinta-feira a organizadora e antiga atleta Manuela Machado. "A edição 2017 é a que regista o maior número de atletas galegos inscritos".
"É um orgulho para mim ver a cidade cheia de atletas", regozija-se Manuela Machado, que tem a prova "inserida na associação galega de atletismo e, este ano, também está no calendário europeu" da modalidade.
Natural de Viana do Castelo, Manuela Machado é uma das atletas de referência da maratona nacional, tendo alcançado um título de campeã mundial (1995) e dois de campeã europeia (1994 e 1998), além de dois sétimos lugares em Jogos Olímpicos (Barcelona1992 e Atlanta1996).
A edição de 2017 da meia maratona vai contar com Clarisse Cruz, Ricardo Ribas, do Benfica, Daniel Pinheiro, do Maia Atlético Clube, e Hassan Lekhili, do Ourenrunnig. Além da prova principal, decorre uma caminhada solidária com cinco quilómetros, cujo valor das inscrições reverte a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo.
Para o presidente da Câmara Municipal, a prova é "uma grande festa do atletismo e de homenagem renovada anualmente a Manuela Machado". "Já é uma prova de referência nacional e internacional. É um enorme orgulho ter a nossa campeã a dar a cara à grande festa do atletismo de Viana do Castelo", diz José Maria Costa, que aponta ainda "a importância da componente turística" da prova.
Os participantes terão estacionamento gratuito no maior parque subterrâneo da cidade, no Campo da Agonia, propriedade da autarquia, com 1080 lugares.