Festa portista vai do Dragão ao centro da Invicta e dura até de madrugada. Revista aos adeptos em cinco pontos de acesso à baixa da cidade.
Corpo do artigo
Prevê-se um dia em cheio para a nação portista, que vai celebrar este sábado o 30.º título nacional com uma festa de arromba, cujo epicentro será, conforme é tradição, na Avenida dos Aliados. No entanto, os acontecimentos dos últimos dias, relacionados com o assassinato de um adepto junto ao Estádio do Dragão, no sábado passado, levaram as autoridades a reforçar a segurança na baixa da Invicta e, para além do habitual corte no trânsito nas redondezas dos Aliados, desta vez haverá também um controlo policial a quem se deslocar a pé para o local.
A PSP organizou cinco pontos de acesso (rua Ricardo Jorge com a rua Clube Fenianos; praça Filipa de Lencastre, rua Sampaio e Bruno com a Avenida dos Aliados; praça D. João I; rua Guilherme Costa Carvalho com a rua do Bonjardim), nos quais serão feitas revistas similares às que habitualmente ocorrem nas entradas dos recintos desportivos. Os adeptos são aconselhados a não transportar mochilas ou outros sacos, bem como objetos normalmente proibidos.
Também devido às obras que decorrem na Praça da Liberdade, quando for considerada esgotada a lotação máxima de segurança da Avenida dos Aliados, a PSP não permitirá a entrada de mais pessoas, que por isso devem deslocar-se com antecedência para o local, de preferência utilizando transportes públicos.
A festa portista começa à tarde, no Dragão, cujas portas abrem duas horas antes do início do jogo entre o F. C. Porto e o Estoril, marcado para as 18 horas. Depois da partida, a equipa azul e branca receberá o troféu de campeã nacional, num palco montado em pleno relvado, e só pelas 22.30 horas saírá em trio elétrico para os Aliados, num percurso que inclui passagens pela Alameda das Antas, Avenida Fernão Magalhães, rua Carlos Malheiro Dias, de São Brás, de Camões, da Trindade e Praça da Trindade. O veículo que transportará os jogadores já foi decorado com as cores e símbolos alusivos ao 30.º título do F. C. Porto e os adeptos podem visitá-lo até hoje à tarde
Chegada aos Aliados, a comitiva portista será recebida na Câmara Municipal do Porto e subirá à varanda do edifício para mostrar a taça aos adeptos. Seguir-se-á um desfile num palco pedonal gigante, que permitirá aos jogadores estar bem perto da multidão.
Metro até às três da manhã
O serviço de metropolitano do Porto terá um serviço especial, com circulação prolongada até às três da manhã na Linha Amarela, que inclui a estação dos Aliados. Ainda assim, esta será fechada às 16 horas.