Maratona de Pinto da Costa tem mais de 15 mil dias e termina no Jamor
Pinto da Costa cumpre este domingo o último jogo como presidente da SAD do F. C. Porto no Estádio Nacional. Dragões defrontam o Sporting num jogo que pode permitir ao dirigente fechar um ciclo com 70.º troféus no futebol sénior.
Corpo do artigo
Se as finais de Taça de Portugal são jogos de gala e encerram a época num clima festivo, o jogo de hoje, entre o F. C. Porto e o Sporting, no Estádio Nacional, ficará também marcado por ser o último encontro oficial de Pinto da Costa como presidente da SAD dos azuis e brancos. Chega ao fim um legado de 42 anos, ou uma longa maratona de 15 373 dias, bem representados por 2105 jogos oficiais e 69 títulos no futebol sénior que o eternizam como o presidente mais vencedor da história do futebol.
O número impressiona, mas é ainda mais significativo se o leque for alargado ao futebol de formação ou às modalidades, levando a soma a superar os 2500 troféus, uma marca digna de registo e quase inatingível, sobretudo para quem olha para trás e fica admirado pelo F. C. Porto só ter sete campeonatos, quatro Taças de Portugal e uma Supertaça até 17 de abril de 1982, quando Pinto da Costa foi eleito. Os troféus internacionais, esses, eram apenas uma miragem num clube confinado a um espaço muito restrito.