Defesa central espanhol Marcano prolonga vínculo com o F. C. Porto por mais duas temporadas. Chegou ao clube em 2014/15 pela mão de Lopetegui, saiu em 2018 para a Roma, mas voltou na temporada seguinte. No momento da assinatura, revelou que está muito feliz e que o filho é portista doente.
Corpo do artigo
A dois dias do final do mês de junho, o F. C. Porto resolveu um caso pendente e oficializou a renovação de Marcano, defesa central de 36 anos que prolonga o vínculo com os dragões por mais duas temporadas, ou seja, até 2025. O jogador soma oito épocas ao serviço dos azuis e brancos, interrompidas durante uma temporada quando representou a Roma, tendo agora a hipótese de cumprir uma década com o símbolo dos dragões.
O espanhol reagiu à assinatura de contrato: "É um dia de grande felicidade para mim. Antes de mais, queria agradecer ao presidente e ao clube a confiança que depositaram em mim desde o começo até agora. Agradeço também aos adeptos que me apoiaram ao longo destes anos, ao staff, liderado pelo mister Sérgio Conceição, e aos meus companheiros, que me ajudaram nos bons e nos maus momentos. Foram muito importantes, senão hoje não estaria aqui". A família mereceu palavras especias. "Agradeço à minha família, que tem de me aturar. O meu filho é portista doente e sabe as músicas todas dos adeptos. A minha filha nasceu cá, por isso hoje é um dia muito feliz para mim", sublinhou.
Relativamente à última temporada, fez um balanço positivo. "Não gosto muito de falar das épocas a nível individual, mas não tive lesões e isso é importante para mim depois dos maus momentos por que passei no passado. A nível coletivo, foi uma boa época. Tal como disse o presidente, o treinador e os meus companheiros, não foi perfeita porque faltou o campeonato, mas o que queremos tentar fazer na próxima época é ganhar tudo. Somos o FC Porto e somos ganhadores", revelou.
Na última época, Marcano fez 41 jogos, marcou sete golos e soma no total 249 duelos pelos dragões, tendo marcado 28 golos, o que lhe confere o estatuto de defesa mais goleador da história do F. C. Porto. Tem no currículo três títulos nacionais, outras tantas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça.