Processo ao Vitória por racismo "preso" na Comissão de Instrutores da Liga. Inquérito à reação do maliano avança.
Corpo do artigo
Marega poderá ser castigado pela justiça desportiva primeiro do que o Vitória de Guimarães, devido ao que escreveu nas redes sociais na sequência do incidente em que foi alvo de insultos racistas por alguns adeptos do clube minhoto, em encontro disputado no D. Afonso Henriques, para a Liga. O jogador portista acabou por abandonar o relvado em pleno jogo, protagonizando um caso insólito que correu mundo.
Na altura, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol abriu dois processos, que foram enviados para a Comissão de Instrutores (CI) da Liga: um, a 18 de fevereiro, movido ao Vitória pelas manifestações racistas, e outro, no dia 20, ao jogador, pela tal reação nas redes sociais.
12512358
Multa como punição
Se o primeiro continua "preso" na CI, o segundo, a Marega, já avançou, tendo dado entrada no CD no final de julho, onde aguarda pela sentença. Ao que apurámos, Marega, que em entrevista ao JN lamentara a ausência de atos concretos, poderá, no máximo, ser punido com uma multa.
Noutro âmbito, a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto já recebeu a contestação do Vitória relativa à multa que foi aplicada ao clube por causa dos referidos insultos racistas a Marega, a 16 de fevereiro. "O processo contraordenacional encontra-se atualmente em fase de instrução para decisão, fase na qual são analisados os argumentos apresentados pela defesa e recolhidos elementos adicionais de suporte à decisão", revelou aquela autoridade ao JN. Entre os elementos adicionais está a análise de documentos e testemunhas indicadas pelo Vitória.
Paralelamente, corre o inquérito-crime do Ministério Público de Guimarães. Não há arguidos constituídos, pois ainda não foi possível reunir prova suficiente.
12514981
Reforço do centro da defesa na agenda
Lucas Veríssimo, central do Santos, no passado apontado ao Benfica, é alvo dos dragões, apurou o JN. "Há sondagens e consultas de valores de muitos clubes, incluindo do F. C. Porto", garantiu-nos fonte próxima ao empresário do jogador, Paulo Pitombeira. Outro nome que vem a ser colocado na órbita do Dragão é Rúben Semedo, que também foi apontado às águias. A necessidade de contratar um central está relacionada com a iminente saída de Diogo Leite para o Valência e a recuperação de Marcano, que deve prolongar-se pelo menos até ao fim do ano. Restam Mbemba, Pepe e Diogo Queirós, o que é demasiado curto para a quantidade de jogos. Osorio deverá seguir no Zenit e Chidozie será, provavelmente, de novo emprestado.
Líder suspenso
Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, foi suspenso por 45 dias pelo Conselho de Disciplina (CD) e multado em 6 125 euros, devido às críticas ao árbitro Artur Soares Dias, no Porto Canal, após o jogo com o Rio Ave (1-1), realizado no dia 7 de março. O CD puniu, ainda, a SAD dos campeões nacionais com multa de 10 200 euros.
Instagram azul
Segundo a "Deportes&Finanzas", a conta de Instagram do F. C. Porto foi a terceira com mais interações da Península Ibérica, em julho, só superada por Barcelona e Real Madrid.
