O ciclista britânico da QuickStep-Alpha Vinyl impôs-se, esta quarta-feira, ao "sprint" na 103.ª Milão-Turim, a prova mais antiga do calendário, somando uma corrida que nunca tinha ganho a um palmarés com mais de 150 triunfos.
Corpo do artigo
Cavendish, de 36 anos, somou o 159.º triunfo da carreira, o terceiro em 2022, ao cumprir os 197 quilómetros entre Magenta e Rivoli em 4:31.22 horas, batendo sobre a meta o francês Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), segundo, e o dinamarquês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert), terceiro.
O britânico nunca tinha vencido esta clássica, mas pode agora juntá-la a muitas outras conquistas, no segundo ano de um "renascimento" após parecer ter a carreira a prazo devido a doença.
O "míssil da Ilha de Man" tornou-se ainda o primeiro britânico a triunfar nesta corrida, que em 2021 teve João Almeida, então colega de equipa do britânico, no terceiro lugar, naquele que é o único pódio de um ciclista luso na história da prova.
A participação portuguesa foi, este ano, mais discreta, com Rui Costa (UAE Emirates) no 35.º posto e Ivo Oliveira (UAE Emirates) no 41.º. Já Daniel Viegas (EOLO Kometa) participou na fuga do dia e a acabou no 129.º lugar, a 5.14 minutos.