Marta Pen, atleta de atletismo do Benfica, anunciou publicamente que já foi operada e se encontra em recuperação. "Sinto-me positiva, presente e em paz", escreveu a especialista em 1500 metros, nas redes sociais.
Corpo do artigo
A atleta portuguesa Marta Pen, especialista em 1500 metros, revelou nesta terça-feira nas redes sociais que foi diagnosticada com cancro de mama. A meio-fundista do Benfica, de 30 anos de idade, acrescentou que já foi operada com sucesso e que se encontra a "recuperar sem problemas". No entanto, questiona: "Para onde é que a vida me está a levar?".
Na publicação, a atleta do Benfica relata os passos principais do processo e garante não ter tido medo. "Senti-me amada e forte. Não entrei em pânico, estava calma e focada no que realmente era importante. Fiz planos e, mais importante, abracei a jornada em que estava", contou, a propósito do problema de saúde.
"Podemos aprender muito com a nossa vulnerabilidade se tivermos a calma necessária para a saber ouvir", acrescenta Marta Pen, adiantando que a cirurgia a que já foi sujeita "correu muito bem". E especificou: "Estou a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente. Apesar disso, sinto-me positiva, presente e em paz", fez notar.
A atleta olímpica foi 36.ª nos 1.500 metros no Rio2016 e 19.ª em Tóquio2020, tendo participado nos Mundiais Londres2017 (32.ª), Oregon2022 (30.ª) e Budapeste2023 (42.ª) e nos Europeus Amesterdão2016, nos quais foi quinta, Berlim2018, sexta, e Munique2022 (19.ª).