O treinador do F. C. Porto, Martín Anselmi, não escondeu a importância do clássico deste domingo com o Benfica e reconheceu que as águias não querem perder a liderança, partilhada com o Sporting, mas garantiu um dragão pronto para a vitória.
Corpo do artigo
“Desde o momento em que se escolhe ser treinador é para viver momentos e jogos como este. Muita expectativa a nível pessoal, estar com os nossos adeptos, em casa, num jogo com esta importância. Conhecemos o rival que vamos enfrentar, preparamos bem o jogo, com o foco na nossa tarefa e trabalho. Vai ser um jogo muito equilibrado como costumam ser”, analisou o técnico argentino.
A nove pontos do Benfica, o duelo com as águias é fundamental para os azuis e brancos manterem uma esperança de lutar, pelo menos, pelo segundo lugar e apuramento para a Champions, mas Anselmi prefere não fazer demasiadas contas.
“Depende de como vemos a tabela e já sabem como é que eu funciono. Estar a pensar em pontos, a fazer contas tira o foco ao mais importante. O foco está sempre no plano de jogo e assim estamos mais perto de vencer. Claro que se ganharmos ficamos mais perto do rival, mas temos de pensar como vamos defender, atacar, as bolas paradas. É assim que queremos encurtar as distâncias”, garantiu.
“Aqui no F. C. Porto é o jogo mais importante, é o jogo da época. Sem dúvida que é um jogo especial e somos uns privilegiados por representar estas cores e este clube. Sabemos que é importante para os dois clubes, porque o Benfica não quer perder a liderança no Dragão, mas nós temos de ir em busca dos três pontos”, lembrou.
Defendendo que em clássicos “não interessa a posição na tabela ou o momento de forma”, Anselmi espera um rival ofensivo, nada que tire o principal objetivo ao F. C. Porto num Estádio do Dragão que vai ter lotação esgotada.
“Espero um rival que vai tentar atacar, à procura da vitória porque perder pontos no Dragão pode custar a liderança do campeonato. Mas nós também sabemos o que temos de fazer na nossa fortaleza, para evitar que nos façam dano. O um contra um pode fazer a diferença, mas nós queremos ser protagonistas e gostamos de atacar”, destacou, mostrando-se muito satisfeito como a preparação para o clássico foi feita.
“As equipas vão melhorando, ajustando pormenores, mas nós ainda temos de melhorar muitos detalhes tanto no ataque como na defesa, sobretudo nas transições. Foi uma semana maravilhosa de trabalho, a competir ao máximo e vejo o grupo num momento impressionante, com muita vontade de competir e isso enche-me de orgulho”, terminou.