Roberto Martínez, selecionador de Portugal, dá prioridade a passar aos quartos de final da Liga das Nações e só depois pensará no grupo de apuramento para o Mundial
Corpo do artigo
Roberto Martínez afirmou esta sexta-feira que o "caminho certo" para Portugal é vencer nos quartos de final da Liga das Nações e mostrou-se satisfeito por ter ficado num grupo de quatro equipas no apuramento para o Mundial 2026.
Em declarações ao canal 11, minutos após o sorteio da fase europeia de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo, que decorreu em Zurique, o selecionador das quinas defendeu que o principal, para já, é vencer a Dinamarca em março do próximo ano e marcar presença na final four da Liga das Nações.
"O caminho certo é tentar ganhar os quartos de final da Liga das Nações. Depois disso, podemos avaliar as seleções. Certo é que não há jogos fáceis. É importante ficarmos num grupo de quatro. Queremos estar em junho na final four e depois iniciar o apuramento. Para a nossa preparação, é melhor", disse Martínez.
Caso vença a Dinamarca, numa eliminatória a duas mãos, a seleção portuguesa vai ficar colocada no Grupo F de qualificação para o Mundial2026 e defronta Hungria, Irlanda e Arménia. Se perder com os escandinavos, Portugal ficará no Grupo C, com a Grécia, Escócia e Bielorrússia.
"São seleções que conheço bem. A Escócia defrontámos recentemente. A Hungria, por exemplo, fez um excelente apuramento para o último Europeu. A Irlanda defrontámos num particular antes do Europeu. Não há jogos fáceis. Acreditamos muito no que podemos fazer", referiu o técnico espanhol.
Para Martínez, o apuramento para o Mundial2026 é mesmo "mais um passo para o sonho". "Esse sonho é um dia ganhar o Mundial e é nisso que trabalhamos todos os dias", concluiu. Recorde-se que Portugal vai tentar a nona presença na fase final de um Campeonato do Mundo, a sétima seguida desde 2002.