Selecionador de Portugal vai deixar de fora sete dos titulares na goleada à Suécia e os outros quatro também devem ser suplentes
Corpo do artigo
Depois de ter derrotado a Suécia, por 5-2, em Guimarães, no primeiro jogo de preparação para a fase final do Euro 2024, a seleção portuguesa voltará a entrar em ação na próxima terça-feira, para um particular com a Eslovénia, no qual o técnico Roberto Martínez deve mudar por completo o onze luso.
No triunfo sobre os suecos, o treinador utilizou de início sete jogadores que já anunciou estarem dispensados da viagem até Ljubliana (Nélson Semedo, Rúben Dias, Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos), sendo que os outros quatro titulares (Rui Patrício, Pepe, Nuno Mendes e Matheus Nunes) poderão ser suplentes diante dos eslovenos.
Na partida de terça-feira, Martínez já irá contar com os oito jogadores que ficaram de fora da primeira semana do estágio (Cancelo, Dalot, Danilo, Vitinha, Rúben Neves, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo), sendo muito provável que quase todos, ou até mesmo todos, sejam titulares. Para os restantes lugares em aberto no onze, nomes como António Silva, Gonçalo Inácio e Diogo Costa, caso recupere da lesão que o afastou do embate com os suecos, estão também apontados à titularidade.
Na Eslovénia, Roberto Martínez poderá ainda proporcionar a estreia a mais jogadores, depois de Jota Silva na quinta-feira, sendo que Diogo Leite, Francisco Conceição e Dany Mota se mantêm na convocatória, a sonhar com a primeira internacionalização na seleção principal.
Ao contrário do sucedido no embate de Guimarães (a Suécia não está qualificada para o Europeu), o particular da próxima semana será contra uma equipa que vai marcar presença na fase final, na Alemanha: os eslovenos fazem parte do Grupo C, juntamente com Dinamarca, Inglaterra e Sérvia. Portugal está no Grupo F, com República Checa, Turquia e o vencedor do play-off entre Grécia e Geórgia, que também se joga na terça-feira, em Tbilisi.