Portugal conquistou o Campeonato da Europa de Sub-17, após uma vitória inequívoca frente à França, derrotada por 3-0 na final, em Tirana, Albânia. Há sete anos que as seleções lusas não venciam uma competição.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa dominou a francesa (3-0) e sagrou-se campeã da Europa de Sub-17, pela sétima vez, se se somar o período em que a prova em questão dizia respeito ao escalão de sub-16. Num jogo de sentido único na primeira parte, os jovens lusos entraram bem, desfizeram o nulo à meia hora e oito minutos depois fizeram o 2-0. De seguida, mesmo a gerir o resultado, ainda aumentaram para 3-0, selando um triunfo inequívoco, frente a um opositor com o qual haviam empatado (0-0), na primeira fase da prova.
Portugal não conquistava um troféu desde 2018, altura em que vencera o Europeu de Sub-19, com um triunfo por 4-3, após prolongamento, sobre a Itália, graças ao contributo de jogadores como Diogo Costa, Francisco Trincão, Jota ou Florentino Luís, com Hélio Sousa no banco.
Após uma meia-final muito sofrida com a então campeã em título (Itália), em que só levou a melhor no desempate por grandes penalidades, a seleção lusa teve um jogo bem mais tranquilo, evidenciando clara superioridade frente a um adversário mais forte fisicamente, mas sem argumentos técnicos e táticos para superar o melhor futebol português.
A juntar a uma entrada positiva, Portugal inaugurou o marcador à passagem da meia hora de jogo, por Anísio Cabral, que aproveitou um ressalto para mexer no marcador. O segundo tento demorou só oito minutos a surgir, num bom remate de Duarte Cunha, assistido por Anísio Cabral.
A França demorou a reagir, o que foi facilitando a tarefa da equipa das quinas, acabando por Gil Neves, à hora de jogo e poucos segundos após ter sido lançado por Bino Maçães, rematar bem e acabar com as dúvidas quanto ao vencedor.
Na reta final, assistiu-se uma réplica cada vez mais ténue dos gauleses, com Portugal a controlar com maturidade a vantagem, acabando por selar uma vitória muito saborosa, que todo o grupo celebrou euforicamente, em pleno relvado. Portugal é campeão da Europa de Sub-17, acabando por, na segunda presença seguida na final do Europeu, se desforrar do desaire do ano passado, com a Itália (0-3). Desta feita, foi à grande e à portuguesa.