
Matheus Nunes de saída do Wolverhampton
Photo by Lindsey Parnaby / AFP
O internacional português poderá estar a caminho do Manchester City.
Corpo do artigo
A transferência de Matheus Nunes para o Manchester City pode garantir cerca de dois milhões aos cofres de Alvalade. O Sporting conservou o direito a 10% da mais-valia de uma futura de transferência de Matheus Nunes, quando negociou a saída do internacional português para o Wolverhampton, no ano passado, por 45 milhões.
Ora, volvido um ano, e de acordo com a imprensa inglesa, o Manchester City prepara-se para pagar 55 milhões aos “Wolves” pelo passe do médio português. Significa isto que, caso a transferência se confirme, o Sporting terá a receber um milhão, um décimo da mais-valia de 10 milhões que o Wolverhampton encaixará com a venda do jogador. A esta quantia, acrescenta-se, ainda, o valor do mecanismo de solidariedade da FIFA, que determina que os clubes formadores têm direito a 0,5% do valor da transferência, por cada ano em que o jogador alinhou na equipa, entre o 16.º e o 23.º aniversário, e 0,25%, entre o 12.º e o 15.º aniversário.
Matheus Nunes jogou três temporadas e meia no Sporting, entre os 20 e os 23 anos, pelo que o valor a receber se fixa em 960 mil euros. Pela mesma lógica, o Estoril Praia encaixará 137 mil euros, e o Ericeirense, clube onde o jogador se formou e que deixou aos 19 anos, verá entrar na conta 1,375 milhões.
Somando o valor da mais-valia e mecanismo de solidariedade, o Sporting poderá receber 1,96 milhões pela transferência de Matheus Nunes para o Manchester City. Isto, a confirmar-se, claro, pois o “Wolves” não dá a saída por consumada.
