Num jogo de emoções fortes, de rivalidade quase atávica, dá muito jeito ter jogadores feitos, de fibra e aço inoxidável, que podem acalmar o jogo e transmitir serenidade aos companheiros na hora do aperto.
Corpo do artigo
Ora, o mesmo é falar de Mathieu e Pepe, centrais com provas dadas, que, aos 36 anos, continuam a ter um papel fundamental nas respetivas equipas e serão, seguramente, apostas de Silas e Conceição para o jogo de cartaz da 15.ª jornada, depois de amanhã em Alvalade.
O defesa francês e o internacional português são dois dos "veteranos" de luxo da Liga e, à frente deles, no que diz respeito a jogadores de campo, só Ricardo Costa supera a fasquia, mantendo-se de pedra e cal esta época na defesa do Boavista, aos 38 anos. O recorde da longevidade do campeonato pertence ao guarda-redes Bracali, também do Boavista, que é 11 dias mais velho que Ricardo Costa.
Apesar da idade, Mathieu e Pepe mantêm-se como titulares indiscutíveis, ao contrário do que acontece na maioria das ocasiões em que o avançar da idade significa, simultaneamente, uma menor preponderância na equipa.
O francês é o mais velho no plantel dos leões e Pepe só fica atrás de Casillas, que apresenta 38 no bilhete de identidade.
Mathieu e Pepe vão encontrar-se em campo pela nona vez na carreira. A luta é antiga e vem desde Espanha, onde o francês representou o Valência e Barcelona e o internacional português defendeu as cores do Real Madrid. O saldo é amplamente favorável ao central dos dragões, que somou quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota neste frente a frente com o defesa dos leões. Pepe até picou o ponto numa vitória (3-1) do Real Madrid sobre o Barcelona, na época 2014/15.
Curiosamente, nessa mesma temporada, Mathieu devolveu o troco e também marcou no triunfo (2-1) do Barcelona sobre os merengues, em Camp Nou.
Em solo nacional, Pepe sorriu na vitória (2-1) na última jornada da Liga, na época passada, mas depois foi Mathieu a ser feliz no Jamor, no desempate nos penáltis (5-4), na final da Taça de Portugal.
Esta temporada, Pepe tem mais jogos e minutos nas pernas (precisamente mais 471) do que Mathieu, mas no que diz respeito a dar uma mãozinha ao ataque ambos estão empatados com um golo marcado. Haverá desempate em Alvalade?
Sabia que
Pepe tem mais títulos internacionais que Mathieu?
Só na Liga dos Campeões, Pepe tem três "orelhudas", todas pelo Real Madrid. Mathieu também soma uma no currículo com a camisola do Barcelona. Pepe tem ainda dois Mundiais de Clubes, ao passo que Mathieu só tem um. E o central português, claro, ganhou o Euro 2016.